14 de outubro, de 2025 | 14:36

Timóteo inicia visitas do BPC na Escola

Divulgação
Iniciativa busca identificar barreiras que dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola Iniciativa busca identificar barreiras que dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola

O município de Timóteo está dando andamento às visitas domiciliares do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, voltado à identificação e superação de barreiras que dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e em outras políticas públicas. A aplicação dos questionários está a cargo de uma assistente social contratada por meio de seleção pública, que atua em articulação com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada território, utilizando metodologia baseada em escuta qualificada e visitas domiciliares, informou o governo.

O município elaborou um plano de trabalho que prevê ações coordenadas entre as áreas de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, com foco na atuação intersetorial e no atendimento às demandas das famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Grupo Gestor Local, recomposto para essa finalidade, é formado por representantes das três áreas e se reúne periodicamente para acompanhar as ações e analisar os dados coletados nas visitas.

Nos quatro territórios atendidos pelos CRAS — Sul, Leste, Sudoeste e Oeste — estão sendo realizadas visitas domiciliares, escuta às famílias, identificação de barreiras, encaminhamentos intersetoriais e acompanhamento junto à rede de garantia de direitos. A distribuição dos cadastros para visita é a seguinte: CRAS Oeste, 38 cadastros; CRAS Sul, 108; CRAS Sudoeste, 100; CRAS Leste, 122. Dos 396 cadastros encaminhados, 28 referem-se a endereços fora do município. As visitas começaram pelo território Oeste.

A coordenação das ações está sob responsabilidade dos coordenadores dos CRAS, com apoio técnico da equipe da área de Assistência Social e articulação com as áreas de Educação e Saúde. Serão elaborados relatórios parciais e um relatório final para subsidiar o planejamento de ações, encaminhamentos e monitoramento da inclusão escolar e social dos beneficiários.

BPC
O Programa BPC na Escola não envolve revisão de benefício, mas sim escuta, acolhimento e diagnóstico da situação das famílias. A orientação é para que os moradores recebam com tranquilidade a assistente social responsável pelas visitas, cujo objetivo é compreender a realidade das famílias e fortalecer os direitos das pessoas com deficiência.

O programa é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, voltada a garantir o acesso e a permanência na escola de pessoas de 0 a 18 anos com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada. A atuação no município envolve visitas a 398 famílias encaminhadas pelo governo federal. O foco é identificar as dificuldades enfrentadas por essas crianças e adolescentes no acesso à escola, por meio de escuta qualificada das famílias.

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