15 de outubro, de 2025 | 07:00

Atlético e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira

Pedro Souza/Atlético
Os grandes rivais se encaram na Arena MRV, em duelo válido pelo BrasileirãoOs grandes rivais se encaram na Arena MRV, em duelo válido pelo Brasileirão

Pela 28ª rodada do Brasileirão, Atlético e Cruzeiro fazem o último clássico do ano. O duelo será nesta quarta-feira (15), às 21h30, na Arena MRV, com público 100% alvinegro. O confronto será transmitido pela Globo (TV aberta) e pelo Premiere (pay-per-view) e marca o reencontro dos times após a Raposa eliminar o Galo nas quartas de final da Copa do Brasil, há pouco mais de um mês.

Embora jogue fora de casa e longe da torcida, o Cruzeiro é o favorito, pois encara um adversário pressionado por resultados e com diversos desfalques. A Raposa, por outro lado, teve dez dias sem jogos, por causa da Data Fifa, para se preparar visando o clássico; conta com seus principais jogadores; faz uma boa temporada, embora tenha vindo de empate desanimador em casa contra o lanterna da tabela, o Sport; e apresenta um futebol melhor que o do rival. Sem contar que briga pelo topo da tabela. Atualmente é o terceiro colocado, cada vez mais perto de assegurar uma vaga na Libertadores, e ainda sonha com o título.

O Atlético, por outro lado, sofre com 11 desfalques para esta partida; faz uma temporada irregular; se safou de ficar mais perto da zona de rebaixamento após vitória sobre o Sport na última semana; precisa somar pontos para se afastar da parte debaixo da tabela e vem apresentando mau desempenho em campo.

Cruzeiro
Pelo lado celeste, o único desfalque será do zagueiro Fabrício Bruno, que defendeu a seleção brasileira nesta terça-feira (14), na derrota para o Japão, em Tóquio, e não chegará a tempo a Belo Horizonte. O zagueiro, inclusive, falhou em dois gols do time japonês, o que coloca em xeque sua permanência na seleção e uma possível ida à Copa do Mundo.

Por outro lado, o técnico Leonardo Jardim vai ter os retornos de William, Lucas Romero e Kaio Jorge, que cumpriram suspensão no empate com o Sport.

Com os jogadores à disposição, o português deve alinhar o Cruzeiro com Cássio; William, Jonathan Jesus, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge.

Embora a temporada do Cruzeiro seja boa, num recorte mais recente, o time vem de três partidas sem vitória. Perdeu para o Vasco e empatou com Flamengo e Sport.

Atlético
Se o Cruzeiro tem só um desfalque, o Atlético tem mais de dez: Vitor Hugo suspenso; Lyanco rompeu o tendão de Aquiles esquerdo; Ivan Román sofreu fratura na mão esquerda; Junior Alonso convocado pelo Paraguai; Alan Franco convocado pelo Equador; Alexsander lesão ligamentar no joelho direito; Patrick Silva DM; Igor Gomes suspenso; Cuello DM; Júnior Santos DM; Caio Maia DM.

O clube chegou a pedir a liberação de Alonso e Franco, mas as federações paraguaia e equatoriana, respectivamente, não acatacaram. Com isso, o clube só terá Ruan Tressoldi como zagueiro de ofício. As opções são escalar Saravia improvisado ou usar Vitão, de 17 anos, da base. Outra possibilidade é arriscar e colocar em campo Ivan Román, já que sua lesão é na mão.

“Fato é que ele tem algo na mão que o incomoda, que gera dor, mas num momento importante, de clássico, acho que riscos e sacrifícios são pontos a serem considerados. É uma decisão médica que a gente respeita, mas estamos tentando acelerar o processo para que ele possa estar em condições”, afirmou o diretor de futebol Victor Bagy, sobre o uso de Román.

Além dos problemas na zaga, o Galo tem uma incerteza em relação ao ataque. Rony deixou a partida contra o Sport com dor no adutor da coxa direita e é dúvida para o clássico.

Com tantos desfalques, o técnico Jorge Sampaoli pode levar o Galo a campo com Everson; Natanael, Saravia (Iván Román ou Vitão), Ruan Tressoldi, Arana; Fausto Vera, Gabriel Menino, Bernard, Gustavo Scarpa; Biel (Rony) e Hulk.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário