14 de outubro, de 2025 | 16:46

Rede pública de Belo Oriente intensifica preparação visando provas do Saeb

Divulgação
As atividades envolvem aulas de reforço no contraturno escolar e uso de laboratórios de informática com programas educativos e acompanhamento de monitoresAs atividades envolvem aulas de reforço no contraturno escolar e uso de laboratórios de informática com programas educativos e acompanhamento de monitores

Alunos do 2º ano (por amostragem), além de todos os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública de Belo Oriente, se preparam para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), marcada para o dia 28 de outubro (terça-feira), nas próprias escolas. A preparação ocorre por meio do projeto Melhor Ideb, que integra uma série de ações voltadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), informou a administração municipal.

As atividades envolvem aulas de reforço no contraturno escolar, uso de laboratórios de informática com programas educativos e acompanhamento de monitores, alfabetização na idade certa, ações de incentivo à leitura, capacitação contínua de professores, programa TIX Letramento – com uso de tecnologia interativa e assistiva para alfabetização e letramento de alunos com deficiência – e campanhas de incentivo à participação dos alunos no exame.

“Estamos apoiando as escolas com materiais, formações e acompanhamento mais próximo. Na última semana, visitamos todas as unidades da rede municipal para repassar as últimas instruções do Ideb-Saeb. Nosso objetivo é que todos os estudantes tenham condições de mostrar o que aprenderam e que a rede avance de forma equilibrada”, pontua a secretária de Educação de Belo Oriente, Dulcinéia Martins Lima Vidigal.

Considerada a principal avaliação externa da educação no país, o Saeb é determinante para o cálculo do Ideb, que mede a qualidade do ensino e influencia diretamente nas políticas públicas e repasses federais. O avanço na qualidade de ensino reflete diretamente na sustentabilidade financeira da rede municipal.

Além dos investimentos em infraestrutura e das ações pedagógicas, a orientação é para que as escolas reforcem o diálogo com as famílias com o objetivo de explicar a importância da avaliação e incentivar a participação dos estudantes. “Cada ponto a mais no Saeb representa, além de mais aprendizagem para os nossos alunos, mais recursos para investir em formação, infraestrutura e inovação pedagógica na rede municipal”, destaca Dulcinéia Martins.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário