17 de outubro, de 2025 | 08:00

Dia do Médico: FSFX celebra compromisso e dedicação de seus profissionais

Divulgação
Médico hospitalista Leonardo Stopa destaca o valor do atendimento humanizado como um pilar essencial da prática médicaMédico hospitalista Leonardo Stopa destaca o valor do atendimento humanizado como um pilar essencial da prática médica

Neste sábado, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico. Nesta data, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) presta uma homenagem especial a todos os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado com o outro. A instituição, referência em saúde, conta com mais de 750 médicos atuando em suas unidades: o Hospital Márcio Cunha (HMC), o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), a Usisaúde e a Vita Soluções em Saúde Ocupacional.

No Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, são cerca de 500 médicos em 58 especialidades, atendendo a uma população estimada em 1,6 milhão de habitantes, distribuída por 87 municípios mineiros. Usisaúde, com presença no Vale do Aço, em Belo Horizonte, em Itaúna e na Baixada Santista, mantém uma equipe de 73 médicos; e a VITA, especializada em saúde ocupacional, conta com 26 profissionais.

Representando todo esse corpo clínico, o médico hospitalista do Hospital Márcio Cunha, Leonardo Stopa, destaca o valor do atendimento humanizado como um pilar essencial da prática médica. “Eu acredito que o paciente passa a valorizar mais o profissional de saúde quando a gente oferece o atendimento que ele merece, com atenção, paciência e empatia. É ouvir a família, explicar cada etapa do tratamento, os medicamentos utilizados, a expectativa de melhora. Quando o paciente entende o que está acontecendo, ele reconhece o esforço e o cuidado de quem o atende”, afirma.

Com duas décadas de atuação no Hospital Márcio Cunha, Leonardo fala com orgulho da Instituição e do ambiente de trabalho que a FSFX constrói diariamente. “Trabalho aqui há 20 anos e já passei por várias gestões. Todas contribuíram para o crescimento do hospital, mas vejo na gestão atual uma valorização muito grande dos profissionais. É uma direção próxima, que ouve, acolhe e reconhece quem faz a diferença. Saber que o hospital se preocupa com seus colaboradores é algo que nos motiva ainda mais a cuidar de quem precisa”, comenta.

Para ele, o aprendizado constante é um dos maiores presentes que a profissão oferece. “O Hospital Márcio Cunha é mais que uma universidade. Aqui a gente aprende todos os dias com colegas de diferentes especialidades, e isso nos faz crescer como médicos e como seres humanos. Trabalhar em um hospital que alia tecnologia de ponta, estrutura moderna e um olhar humano é motivo de muito orgulho”, completa.

Ao celebrar a data, o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Ventorim, reforça o reconhecimento da Instituição a todos os profissionais que fazem da medicina uma missão de vida. “Ser médico é um ato de entrega, empatia e compromisso com o outro. Na Fundação São Francisco Xavier, temos o privilégio de contar com uma equipe que representa o que há de melhor na medicina: competência técnica, sensibilidade e amor pelo cuidado. Cada profissional, seja nos hospitais, na Usisaúde ou na VITA, é parte essencial da nossa missão de cuidar, com compromisso e excelência. Neste Dia do Médico, expressamos nossa gratidão e reconhecimento a todos que, com dedicação e humanização, escrevem diariamente a história da FSFX”, declarou Ventorim.

Mais do que celebrar uma data, a homenagem da Fundação São Francisco Xavier é um reconhecimento àqueles que fazem da medicina um gesto contínuo de amor e responsabilidade. Médicos que olham nos olhos, escutam com atenção e, com cada diagnóstico e tratamento, reafirmam o compromisso de cuidar de pessoas com ciência, baseada em evidência, com técnica e, acima de tudo, com coração.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário