22 de outubro, de 2025 | 14:26
Receita Federal apreende produtos de contrabando na BR-381 em Ipatinga
Divulgação RFB
Operação Fronteira RFB em Minas Gerais: em dois dias, Receita Federal apreende mais de R$ 2 milhões em mercadorias ilegais

Um ônibus com material de contrabando vindo do exterior foi apreendido em Ipatinga. A ocorrência foi registrada por volta de 6h desta quarta-feira (22), no km 249, trecho urbano da BR-381, no bairro Ferroviários. Foram detidos dois homens de 61 anos e outro de 55 anos.
Durante operação da Polícia Militar Rodoviária, em apoio à Receita Federal, foi abordado um ônibus com itinerário São Paulo x Ipatinga, quando o coletivo passou pelas imediações da Estação Ferroviária Intendente Câmara.
Deflagrada nacionalmente, a Operação Fronteira da Receita Federal é uma iniciativa voltada para intensificar ações em pontos de fronteira terrestre que são utilizados em rotas de contrabando, descaminho e outros ilícitos, como tráfico de drogas, armas, fauna, flora e crimes ambientais, entre outros.
Apenas no estado de Minas Gerais, em dois dias de operação, já foram apreendidos mais de R$ 2 milhões em produtos contrabandeados. Fiscalizações estão sendo realizadas em estradas, estabelecimentos comerciais, Correios e transportadoras.
Divulgação
Operação foi deflagrada em estradas, estabelecimentos comerciais, Correios e transportadoras de todo o estado

Apreensão em Ipatinga foi uma das maiores
As maiores apreensões ocorreram nos municípios de Ipatinga e Patos de Minas e contaram com o apoio da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais. Em Ipatinga, foi apreendido um ônibus com eletrônicos e vestuários importados de forma irregular. Três pessoas, duas de 61 anos e uma de 54 anos, foram autuadas. Entre os produtos apreendidos estão caixas com aparelhos iPhone 16 e 17, sem notas fiscais e comprovação de origem. Em Patos de Minas, foi apreendida uma carreta contendo mercadorias descaminhadas.
As ações de combate ao contrabando, ao descaminho, à contrafação, à pirataria, ao tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins, ao tráfico internacional de armas de fogo e munições são parte imprescindível para o atingimento do objetivo de garantir a proteção das fronteiras e a defesa da sociedade e da economia, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios do país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Marreta
22 de outubro, 2025 | 16:01Irão prender os gestores públicos também? Pois os Windows das repartições públicas são tudo pirateados.”