DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

23 de outubro, de 2025 | 08:45

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Fabriciano ainda sem data

Bruna Lage
Escolha de uma nova composição ainda depende da marcação do pleito  Escolha de uma nova composição ainda depende da marcação do pleito

Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço

Após um imbróglio envolvendo a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Coronel Fabriciano, que estava agendada para o mês de setembro, mas foi adiada, o pleito está liberado para ocorrer. A informação é do presidente da Casa, Luciano Lugão (Mobiliza). Segundo o vereador, o Ministério Público (MP) entendeu que essa é uma matéria Interna Corporis, ou seja, que deve ser resolvida internamente pelo poder Legislativo.

O MP foi envolvido na discussão após receber um pedido de fiscalização. Um dos vereadores que manifestou contrário ao processo de escolha de uma nova Mesa Diretora, de forma antecipada, foi o vereador do União Brasil, Cristiano do Cais, que publicou em suas mídias sociais que faria o pedido de intervenção junto ao MP. Um dos motivos da insatisfação do vereador é que a chapa inscrita, única no pleito, era a de Lugão, que ao ser reeleito, permaneceria no cargo até o fim desta legislatura.

“O Ministério Público arquivou a referida solicitação que tinha feito a Casa a respeito de informações, nós respondemos dentro do regime interno da lei orgânica, também respondemos ao Judiciário, só que o Judiciário não notificou a Câmara até hoje, nós ficamos sabendo da liberação através do Cejusc, que é um meio eletrônico de informações do Tribunal de Justiça, mas nós não fomos oficializados até hoje dessa liminar que foi concedida. A Câmara segue com tranquilidade, podemos fazer a eleição, só que eu estou conversando com os 17 vereadores justamente para reorganizar o processo, e aí sim, marcar uma data para a eleição”, pontua.

Antecipação
Inicialmente, Lugão havia sido eleito presidente para o biênio 2025-2026, quando ocorreu a posse dos eleitos em 1º de janeiro de 2025. Naquela ocasião, foram eleitos como vice-presidente Paulinho; segundo vice-presidente Thiago Lucas; primeiro secretário, Cristiano do Cais e segundo secretário, Reginaldo Messias.

Segundo Lugão, a decisão de antecipar a eleição está amparada pela legislação vigente e pelo Regimento Interno da Casa. A medida tem como objetivo principal preservar a independência e a estabilidade institucional do parlamento municipal, garantindo que a eleição da futura Mesa Diretora não sofra interferência pelo acirramento político esperado em 2026, quando ocorrem as Eleições Gerais, onde serão eleitos deputados estaduais e federais, governadores, senadores e presidente da República.

“O cenário é muito simples, no ano que vem haverá eleição, nós sabemos que é um ano onde os ânimos estão acirrados, temos aqui vereadores que são pré-candidatos a deputado estadual. Conversamos e 14 vereadores estavam apoiando a eleição, dois ou três se manifestaram contrários, levando à Justiça. A ampla maioria queria que a eleição acontecesse para uma melhor organização da Casa, para termos uma tranquilidade maior. Mas somos democratas e estamos sentando com os pares para buscar uma melhor data, uma melhor definição para que a gente possa fazer de forma tranquila a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Fabriciano”, conclui o presidente, salientando que ainda não há uma data definida para a realização do pleito.

Chapa
Com chapa única, o pleito irá reeleger para a presidência - assim que marcado e realizado, Luciano Lugão (Mobiliza), e terá ainda na composição os vereadores Zezinho do Sintrocel (vice-presidente), do PSB; Paulinho (2º vice-presidente) do PL; Bruno Lázaro (1º secretário) PSD; e Miltinho do Sacolão (2º secretário), do PSDB.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário