24 de outubro, de 2025 | 17:30

“Quebra Nozes” inspira as alunas do Centro de Referência de Dança

Divulgação
Alunas do projeto se apresentam com bailarinos convidados como ápice do calendário 2025Alunas do projeto se apresentam com bailarinos convidados como ápice do calendário 2025
O Projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço apresenta o seu espetáculo de encerramento da temporada 2025. Neste sábado (25) e domingo (26), às 19h, o palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, se encherá de magia com a apresentação de “O Quebra-Nozes”, um clássico conto natalino que celebra a imaginação, a beleza e o poder transformador da arte.

A diretora artística e professora do Centro de Referência, Salette Olguin, destaca que no evento o público poderá conferir o trabalho realizado ao longo do ano com as alunas e os alunos. Em anos anteriores, também, foram adaptados clássicos de repertório como “O Lago dos Cisnes”, “Paquita” e “Dom Quixote”, além de coreografias especialmente concebidas para o projeto, como “Amazônia”, “Janelas de Minas”, “Alice no País das Maravilhas”, “Brincando de Gente Grande”, entre outras.

Considerado o mais popular ballet do mundo, “O Quebra Nozes”, desde sua primeira apresentação, em 1892, vem sendo aplaudido nas principais casa de espetáculos do planeta. Um conto de fadas natalino que conta a história dos irmãos Clara (Mariana Abdo) e Fritz (Artur Colares), que ganham de presente do padrinho um quebra nozes no formato de um boneco. Após a ceia de Natal, a menina Clara volta à sala para brincar com o boneco e acaba caindo num sono mágico onde exércitos de ratos lutam contra soldadinhos de chumbo. Após salvar o boneco, o padrinho usa seus poderes mágicos para transformar o soldadinho num belo príncipe (Guilherme Junio) e transporta os dois para o Reino das Neves, depois para o Reino dos Doces. Lá ela conhece a Fada Açucarada (Maria Luisa Hott), e inicia uma sucessão de danças e comemorações em homenagem a Clara, culminando no Gran Pas de Deux, quando a fada dança com o príncipe. Na manhã seguinte, os pais encontram a filha deitada sob a árvore de Natal, abraçada ao boneco do quebra nozes.

Além das alunas do projeto, juntam-se na apresentação mais 30 bailarinas das turmas de jovens e adultas da Academia Olguin Cariru e três bailarinos convidados: Artur Colares, de Belo Horizonte, e João Carlos Cardoso e Joab Sangi, ambos do Espaço Cultural Casa Laboratório.

O projeto
O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço realiza, desde 2007, atividades em prol do estudo, da formação, do intercâmbio cultural e da difusão da dança, buscando com isso inserir crianças e adolescentes no universo das artes em geral. As atividades integram o projeto “Manutenção da Associação Cultural Zélia Olguin - Ano II”, que é viabilizado pelo patrocínio da Usiminas e realizado pela Associação Cultural Zélia Olguin, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A principal proposta é oferecer aulas gratuitas de ballet clássico ao público na faixa etária de 6 a 16 anos de idade, regularmente matriculados na rede pública de ensino e residentes na região do Vale do Aço. As alunas e os alunos passam por um processo de seleção, devido ao grande número de interessados, e são observados critérios como habilidades, ritmo, flexibilidade, potencialidade e interesse de cada candidata ou candidato.

Início das aulas
As aulas começaram no dia 1 de fevereiro e vão até o dia 27 de novembro próximo, na sede da Academia Olguin - rua Ipê, 763, bairro Horto, Ipatinga. Atualmente, 80 alunas de 6 a 16 anos selecionadas participam das atividades do Centro de Referência em Dança. Para Larissa Olguin, professora do projeto, “é preciso começar cedo para desenvolver habilidades, disciplina e consciência corporal necessários ao ballet clássico”. “Muito além de desenvolver o corpo, a dança desenvolve a mente e as habilidades sociais necessárias para trabalhar em grupo. Além disso, para muitas meninas, essa é a única oportunidade de estudar ballet clássico”, avalia.

O projeto do Centro De Referência em Dança do Vale do Aço conta com o patrocínio da Usiminas, o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a realização da Associação Cultural Zélia Olguin e do Governo de Minas Gerais. Mais informações: (31) 98605-8026, com Salette Olguin.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário