24 de outubro, de 2025 | 17:30
Quebra Nozes” inspira as alunas do Centro de Referência de Dança
O Projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço apresenta o seu espetáculo de encerramento da temporada 2025. Neste sábado (25) e domingo (26), às 19h, o palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, se encherá de magia com a apresentação de O Quebra-Nozes”, um clássico conto natalino que celebra a imaginação, a beleza e o poder transformador da arte.A diretora artística e professora do Centro de Referência, Salette Olguin, destaca que no evento o público poderá conferir o trabalho realizado ao longo do ano com as alunas e os alunos. Em anos anteriores, também, foram adaptados clássicos de repertório como O Lago dos Cisnes”, Paquita” e Dom Quixote”, além de coreografias especialmente concebidas para o projeto, como Amazônia”, Janelas de Minas”, Alice no País das Maravilhas”, Brincando de Gente Grande”, entre outras.
Considerado o mais popular ballet do mundo, O Quebra Nozes”, desde sua primeira apresentação, em 1892, vem sendo aplaudido nas principais casa de espetáculos do planeta. Um conto de fadas natalino que conta a história dos irmãos Clara (Mariana Abdo) e Fritz (Artur Colares), que ganham de presente do padrinho um quebra nozes no formato de um boneco. Após a ceia de Natal, a menina Clara volta à sala para brincar com o boneco e acaba caindo num sono mágico onde exércitos de ratos lutam contra soldadinhos de chumbo. Após salvar o boneco, o padrinho usa seus poderes mágicos para transformar o soldadinho num belo príncipe (Guilherme Junio) e transporta os dois para o Reino das Neves, depois para o Reino dos Doces. Lá ela conhece a Fada Açucarada (Maria Luisa Hott), e inicia uma sucessão de danças e comemorações em homenagem a Clara, culminando no Gran Pas de Deux, quando a fada dança com o príncipe. Na manhã seguinte, os pais encontram a filha deitada sob a árvore de Natal, abraçada ao boneco do quebra nozes.
Além das alunas do projeto, juntam-se na apresentação mais 30 bailarinas das turmas de jovens e adultas da Academia Olguin Cariru e três bailarinos convidados: Artur Colares, de Belo Horizonte, e João Carlos Cardoso e Joab Sangi, ambos do Espaço Cultural Casa Laboratório.
O projeto
O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço realiza, desde 2007, atividades em prol do estudo, da formação, do intercâmbio cultural e da difusão da dança, buscando com isso inserir crianças e adolescentes no universo das artes em geral. As atividades integram o projeto Manutenção da Associação Cultural Zélia Olguin - Ano II”, que é viabilizado pelo patrocínio da Usiminas e realizado pela Associação Cultural Zélia Olguin, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A principal proposta é oferecer aulas gratuitas de ballet clássico ao público na faixa etária de 6 a 16 anos de idade, regularmente matriculados na rede pública de ensino e residentes na região do Vale do Aço. As alunas e os alunos passam por um processo de seleção, devido ao grande número de interessados, e são observados critérios como habilidades, ritmo, flexibilidade, potencialidade e interesse de cada candidata ou candidato.
Início das aulas
As aulas começaram no dia 1 de fevereiro e vão até o dia 27 de novembro próximo, na sede da Academia Olguin - rua Ipê, 763, bairro Horto, Ipatinga. Atualmente, 80 alunas de 6 a 16 anos selecionadas participam das atividades do Centro de Referência em Dança. Para Larissa Olguin, professora do projeto, é preciso começar cedo para desenvolver habilidades, disciplina e consciência corporal necessários ao ballet clássico”. Muito além de desenvolver o corpo, a dança desenvolve a mente e as habilidades sociais necessárias para trabalhar em grupo. Além disso, para muitas meninas, essa é a única oportunidade de estudar ballet clássico”, avalia.
O projeto do Centro De Referência em Dança do Vale do Aço conta com o patrocínio da Usiminas, o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a realização da Associação Cultural Zélia Olguin e do Governo de Minas Gerais. Mais informações: (31) 98605-8026, com Salette Olguin.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














