25 de outubro, de 2025 | 08:40

Parque do Rio Doce terá portaria perto da Ponte Queimada

Matheus Valadares
Na outra ponta da estrada, no distrito de Cava Grande, já existe uma portariaNa outra ponta da estrada, no distrito de Cava Grande, já existe uma portaria

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informou que está em fase de contratação do projeto de engenharia e arquitetura para a construção de uma nova portaria de acesso ao Parque Estadual do Rio Doce (Perd), localizada na estrada do Salão Dourado, entre os municípios de Pingo-d’Água e Marliéria. A medida visa aprimorar o controle de entrada de usuários e visitantes, além de fortalecer a fiscalização e o monitoramento ambiental na região.
Segundo o IEF, a obra deve ser concluída até 2027 e integrará o sistema de gestão do parque, contribuindo para a conservação da biodiversidade e o ordenamento das atividades que ocorrem no local. O instituto ressaltou ainda que a construção da portaria e o acesso pela estrada da Ponte Queimada estão de acordo com as diretrizes do Plano de Manejo do Perd, revisado em 2023, e não têm relação direta com a revitalização da ponte.

Recuperação da Ponte Queimada
Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, a recuperação da Ponte Queimada teve início nesta semana e será executada pela empresa MDP Construção Civil Ltda., vencedora da licitação. O investimento, de R$ 1.066.774,03, é proveniente de emenda parlamentar via Ministério da Agricultura.

Com 136 metros de extensão, a estrutura é um importante elo entre Marliéria e municípios vizinhos, como Pingo-d’Água, Córrego Novo, Bom Jesus do Galho, Raul Soares e Caratinga. Interditada desde agosto de 2023, após ser incendiada por vândalos, a ponte é amplamente utilizada por produtores rurais, ciclistas e cavaleiros.

Recomendações do MPMG
Em junho deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu algumas recomendações ao IEF e ao governo de Marliéria, diante do movimento de revitalização da ponte, com o intuito de garantir a proteção do parque durante e após as obras de restauração.
Arquivo DA
Ponte Queimada está em obras de restauração, promovida pela Prefeitura de MarliériaPonte Queimada está em obras de restauração, promovida pela Prefeitura de Marliéria


As orientações foram emitidas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Timóteo e pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Bacia do Rio Doce.

Entre as medidas recomendadas ao IEF estão a instalação de uma guarita ou posto de controle próximo à ponte, com estrutura para monitoramento permanente e presença de guarda-parques ou equipamentos eletrônicos, o que será atendido com o edital publicado pelo instituto.

O Ministério Público expediu ainda recomendação à Prefeitura de Marliéria, responsável pela execução das obras, para que não incentive a reabertura da Estrada do Salão Dourado ao tráfego irrestrito de veículos e apoie o IEF no controle rigoroso do acesso ao interior do parque. O documento também prevê cuidados ambientais durante as obras, como o manejo adequado de materiais e restrição à circulação de veículos pesados, além da promoção de ações de educação ambiental junto à comunidade.

Leia também:
-Assinada ordem de serviço para obras na Ponte Queimada
-Marliéria recebe recurso para reforma da Ponte Queimada
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário