25 de outubro, de 2025 | 08:45

Em Timóteo, violência a idosos é marcada por conflitos familiares e negligência

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Estatuto da Pessoa Idosa completa 22 anos em 2025Estatuto da Pessoa Idosa completa 22 anos em 2025

Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço

Neste mês de outubro, quando a criação do Estatuto da Pessoa Idosa completa 22 anos (Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003), diversas ações são desenvolvidas país afora. Em Timóteo, um trabalho específico também foi feito, como explica o capitão Gedaias Teixeira Xavier, comandante da 85ª Companhia de Polícia Militar.

O oficial observa que a PM, por meio da Operação Virtude, desenvolve uma série de ações preventivas, educativas e repressivas voltadas à proteção da pessoa idosa. Em Timóteo, a 85ª Companhia PM tem intensificado visitas comunitárias, palestras educativas em Centros de Convivência e instituições de acolhimento, além de patrulhamentos e atendimentos direcionados a denúncias de maus tratos, abandono e apropriação indevida de benefícios.

“Também são desenvolvidas campanhas de orientação sobre os direitos da pessoa idosa, buscando sensibilizar familiares e cuidadores quanto à importância do respeito e da convivência digna. Em Timóteo, as equipes da Polícia Militar reforçam as visitas domiciliares, as atividades de conscientização e as ações de policiamento comunitário voltadas especificamente à prevenção da violência contra idosos. O objetivo é aproximar a comunidade da PM, estimulando o diálogo, a confiança e o engajamento na proteção dos mais vulneráveis”, pontua.

Violência na região
O comandante observa que na área da 85ª Companhia PM os registros de ocorrências envolvendo violência contra idosos têm sido pontuais, e a maioria dos casos está relacionada a conflitos familiares e negligência. “A Polícia Militar acompanha de perto essas situações, encaminhando os casos às autoridades competentes e articulando com a rede de proteção social do município para garantir o acolhimento e o acompanhamento das vítimas”.

Divulgação
Em Timóteo, as equipes da Polícia Militar reforçam as visitas domiciliares e as atividades de conscientizaçãoEm Timóteo, as equipes da Polícia Militar reforçam as visitas domiciliares e as atividades de conscientização


Denúncias
As denúncias de violência podem ser feitas de forma anônima, pelo Disque 181 – Disque Denúncia Unificado, ou pelo telefone de emergência 190, em casos de situações em andamento. Ambos os canais funcionam 24 horas por dia, garantindo sigilo e resposta imediata por parte das equipes policiais.

Estado
Com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Defensoria Pública e das secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedese), a Operação Virtude marca o 22º aniversário da lei. Por meio do trabalho integrado realizado pelas Forças de Segurança e pelas instituições parceiras, a Operação Virtude tem como propósito não somente a repressão dos crimes contra idosos, mas também a garantia de assegurar proteção integral e um ambiente seguro e digno para essa faixa etária, sobretudo para os mais de 18 mil idosos que, segundo o Censo SUAS 2024, vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) em 368 municípios do estado.

Desde o início da operação, que começou no dia 1/10, até a última terça-feira (21), foram registrados, no estado, 352 boletins de ocorrência e 413 vítimas receberam atendimento por parte das Forças de Segurança. Foram efetuadas 42 prisões em flagrante e outras 18 por mandado de prisão, além da condução de 17 indivíduos à autoridade policial por suspeita de crimes contra idosos. Também foram prestados mais de 1,2 mil atendimentos pré-hospitalares (APH) por parte do Corpo de Bombeiros Militar. Também ocorreram ações de fiscalização em Instituições de Longa Permanência em Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário