29 de outubro, de 2025 | 17:37

Ipatinga e Timóteo sediam a maior competição mineira de poesia falada

Divulgação
A Praça do Coliseu será palco do Slam MG 2025 reunindo cerca 40 coletivos de arte e culturaA Praça do Coliseu será palco do Slam MG 2025 reunindo cerca 40 coletivos de arte e cultura
O Vale do Aço recebe, a partir desta quinta-feira (30), a maior competição estadual de poesia falada: o Slam MG 2025. O evento segue até domingo, dia 2 de novembro, reunindo cerca de 40 coletivos de slam de diversas cidades de Minas Gerais para quatro dias de competição, formação cultural e intercâmbio artístico.

Como parte da programação, será realizada também a Feira Literária Vale Verde, com lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e workshops. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa pode ser conferida no Instagram @slam_minasgerais.

Segundo a produtora executiva Clara Costa, do coletivo Akewí, o evento busca ampliar e consolidar a cena da poesia falada de rua e o movimento hip hop no estado. “O Vale do Aço é um expoente da poesia falada mineira. Nossa produção é a primeira a reunir três comunidades e reafirma o compromisso com a poesia do interior, construída de forma colaborativa ao longo dos últimos anos”, destaca.

Competição
A programação será dividida em duas etapas. Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), o Parque Ipanema, em Ipatinga, recebe as chaves classificatórias que definirão os semifinalistas. Já as semifinais e finais serão realizadas no sábado (1º/11) e domingo (2/11), na Praça do Coliseu, no bairro Timirim, em Timóteo. Os vencedores do estadual garantem duas vagas na competição nacional, que será realizada em dezembro, em Brasília.
Programação inclui feira literária original e entrada gratuitaProgramação inclui feira literária original e entrada gratuita
Como resultado do evento, serão produzidos diversos registros permanentes: o livro Slam MG 2025 (Editora Seloko), o Guia Slam 2025 (Observatório Cultural do Hip Hop), o álbum Blackroom e um aftermovie produzido pela Lizard Filmes.

Feira literária
A Feira Literária Vale Verde acontece paralelamente à competição e oferece uma programação cultural diversa. Estão previstos workshops profissionalizantes sobre literatura e autopublicações, rodas de conversa, palestra de abertura, lançamento de livros e zines, além de uma mesa artística e espaço infantil com atividades de incentivo à leitura, escrita e expressão criativa. As atividades também se estendem às escolas públicas da região, com oficinas de zines, Akewí Freestyle e instalações pedagógicas voltadas ao universo da literatura e do slam.

Slam no Vale do Aço
Reconhecido como um polo de destaque no cenário mineiro, o Vale do Aço abriga coletivos que têm impulsionado o crescimento da poesia falada no interior. A Rua Declama, de Timóteo, foi o primeiro coletivo do interior do Brasil a realizar uma competição de slam, com forte atuação na formação cultural e ações voltadas a diferentes faixas etárias.

O Slam Akewí, de Ipatinga, é pioneiro na criação de materiais didáticos e educativos de circulação gratuita em todo o país. Já o Básico Coletivo desenvolve trabalho de base e articulação comunitária em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, conectando-se a diversos grupos de poesia e Hip Hop em nível nacional. O Slam MG 2025 é uma realização das comunidades A Rua Declama, Slam Akewí e Slam Básico no Vale do Aço, com apoio dos Pontos de Cultura Babylon By Black, A Rua Declama e Básico Coletivo. A programação completa está no Instagram @slam_minasgerais.

SERVIÇO
Slam MG 2025 - Competição de Poesia Falada e Feira Literária Vale Verde
Dias 30 e 31/10: Parque Ipanema, Ipatinga
Dias 1º e 2/11: Praça do Coliseu, Timirim, Timóteo
Todos os dias: das 13h às 22h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário