30 de outubro, de 2025 | 13:00
Filmes nacionais e mineiros entram em cartaz no festival Minas Fantástica
Evento on-line mostra, gratuitamente, obras de ficção científica, terror e fantasia
Filmes de ficção científica, terror e fantasia tomam conta da tela no festival Minas Fantástica”, que estreia nesta sexta-feira (31) e vai até 30 de novembro. São 30 produções mineiras e nacionais que concorrem a prêmios em seis mostras competitivas. Essa jornada cinematográfica chega a todo país, gratuitamente, pelo streaming Minasplay, a plataforma de vídeo sob demanda que oferece, em seu catálogo, os títulos que participam da disputa.São cinco curtas-metragens com até 25 minutos concorrendo em cada uma das mostras que trazem o gênero fantástico como foco, em seis categorias que valorizam a diversidade e a inclusão: Brasil Fantástico (realizadores brasileiros); Brasil Diverso (realizadores LGBTQIA+); Afrofabulações (realizadores afrodescendentes e/ou temáticas que dialoguem diretamente com narrativas e a cultura do universo negro e o legado africano); Raízes Fantásticas (foco em folclore, lendas e mitos brasileiros); BH Fantástica (produções belo-horizontinas); e Novos Horizontes (produções de estudantes da capital mineira).
Em sua primeira edição, o festival conta com um trio que entende de cinema para premiar as obras. Os jurados são a presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais, Daniela Fernandes; o assessor-chefe de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Matheus Rufino; e o vice-presidente da Aliança Latino-Americana de Festivais de Cinema Fantástico, Cristiano Sousa, também membro da Academia Brasileira de Cinema e doutor em Arte Visual.
O festival Minas Fantástica é produzido pela Qu4rto Studio em parceria com a Rede Minas. O público acompanha a programação pela plataforma de streaming Minasplay. O serviço de vídeo sob demanda também oferece conteúdos especiais da emissora pública e a programação, ao vivo, da TV mineira. O acesso pode ser feito pelo site minasplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e App Store.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]












