01 de novembro, de 2025 | 10:20
Ações para coibir estacionamento irregular são intensificadas em Ipatinga
Divulgação
Operação especial com agentes de trânsito começa pelo Centro e será estendida a outras regiões da cidade
Operação especial com agentes de trânsito começa pelo Centro e será estendida a outras regiões da cidadeAgentes de trânsito fazem uma operação especial para coibir o estacionamento em locais proibidos ou de forma irregular em Ipatinga. O patrulhamento, que ocorre diariamente, recebeu reforço para atender áreas comerciais e o entorno de escolas, onde há maior número de denúncias. Também está previsto o atendimento a outras regiões, como os bairros Horto, Canaã e Cidade Nobre, informou o governo.
A ação teve início pelo Centro da cidade, local com maior registro de infrações e reclamações de moradores. Segundo o gerente da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), Adriano Isaías, a operação foi concentrada para tornar a fiscalização mais abrangente.
As equipes priorizam orientar motoristas, mas aplicam autos de infração e providenciam a remoção de veículos quando necessário. Entre as irregularidades mais comuns estão o uso indevido de vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiência, estacionamento em pontos de ônibus, sobre faixas de pedestres e esquinas, obstrução de vagas de carga e descarga e motocicletas em vagas destinadas a carros.
O órgão responsável solicita a colaboração da população para manter a ordem e contribuir com a segurança no trânsito. A nossa intenção é demonstrar à população que precisamos dela como parceira na organização do trânsito. O trabalho do agente é manter a ordem e garantir o direito coletivo. Quando alguém utiliza indevidamente uma vaga especial, por exemplo, acaba prejudicando quem realmente precisa dela”, afirmou Adriano Isaías.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Ailson
05 de novembro, 2025 | 10:18Já enviei sujestão ao SESUMA, para PINTAR em AMARELO as areas de restrição ( garagens, carga e descarga, vagas de idosos e deficientes, e outras ), pois somente as placas nos postes são insuficientes e acontece de pessoas estacionarem sem perceber.
Coisa simples de fazer e sem custos adicionais e ajudaria bastante.
Pessoal do transito, pode solicitar isso ao orgão responsavel da prefeitura.”
Aldemir
01 de novembro, 2025 | 23:33Deem um priorizada na avenida forquilha próximo do centro espírita, placas de proibido estacionar em um dos lados mas a população não respeita. Trânsito caótico pela manhã e fim de tarde quando os ônibus escolares deslocam em direção ao CEPAI”
Envelheço na Cidade
01 de novembro, 2025 | 21:27Sapiente e zeloso amigo, com quase 90 janeiros atirados no costado curtido no alto das montanhas, odeia largar o roçado e protesta quando vai resolver as paradas obrigatórias na selva de pedra:
- Não tem como andá nas calçadas; se fô pro meio da rua os carro pega a gente. Vô lá fazê o quê?
Falaí Gil
Por ser de lá do sertão
Lá do cerrado
Lá do interior do mato
Da caatinga do roçado
Eu quase não saio
Eu quase não tenho amigos
Eu quase que não consigo
Ficar na cidade sem viver contrariado
Por ser de lá
Na certa por isso mesmo
Não gosto de cama mole
Não sei comer sem torresmo
Eu quase não falo
Eu quase não sei de nada
Sou como rês desgarrada
Nessa multidão boiada, caminhando a esmo”
Shesheu
01 de novembro, 2025 | 21:25E as lojas que fazem estacionamento pra clientes e ocupa várias vagas com isso, se utilizando da área pública?
E os comerciantes que se acham no direito de colocar cones pra marcar vagas na porta de seus comércios, serão multado também??”
Veloso
01 de novembro, 2025 | 19:35Falta isto, FISCALIZACAO, na rua poço de caldas, centro, com placa proibido estacionar e parar, VEZ E SEMPRE tem carro parado, perto farmácia atrapalhando pista, que deveria ser livre.”
Ipatinguense
01 de novembro, 2025 | 17:45E as Indiana??? Até quando o povo de ipatinga vai aceitar esse estacionamente que é METADE NA CALÇADA, uma parte no terreno???
Basta comparar com as Araujo, que utiliza área verde, estacionamento adequado, tudo certo, vem a indiana e faz uma favela em cada terreno, ninguém pode andar pela calçada que tem carro dando ré em cima de você, isso quando não é ponto de onibus DENTRO da vaga de estacionamento. Só olhar pela cidade, que regresso essa farmácia, MINISTERIO PUBLICO PELO AMOR DE DEUS, INVESTIGA ISSO. Não é possível que o prefeito não tá sabendo o quanto essa empresa é prejudicial à comunidade.”
Drive Tru
01 de novembro, 2025 | 17:39Tem um tal de drive tru na escola criativa cidade nobre que criaram na epoca da pandemia e mantém, baseado em qual lei não sei, o fato que usam a fixa central da pista como espera causando enorme transtornos aos usuários.
E também tem construtora simplesmente colocando corrente na calçada impedindo as crianças de passar, obrigando as mesmas a ser aventurar no asfalto (CONSTRUTORA ENGECOM ).”
Reforçando o Comentário de Ana Paula
01 de novembro, 2025 | 16:41Como idoso que sou, tenho visto pessoas que não fazem jus à utilização de vagas destinadas a idosos. Na maior cara de pau fazem de desentendidos. Isto é uma trementda falta de empatia e de educação.”
Ipatinguense
01 de novembro, 2025 | 16:13Meu sonho é ver isso naquela divisa do canaãzinho com o caravelas. Tem uma loja de andaime que SÓ ESTACIONA NA CALÇADA, impressionante, os caras devem ter alguma autorização especial pq fazem isso há tanto tempo e ninguém faz nada, nem parece que existe fiscalização nessa cidade. Coisa mais ultrapassada, dono estupido, acha que é cidadão especial e quem precisar usar a calçada que se lasque passando no meio da rua.. Ajuda pelo amor de deus meu prefeito”
Mauredson
01 de novembro, 2025 | 14:52Os agentes devem focar também nas conversões proibidas que acontecem toda hora e causa grande parte dos acidentes na cidade. Estacionem suas viaturas e caminhem a pé pelas principais avenidas da cidade e notifiquem corretamente os motoristas infratores. E prefeito, radar não trás segurança no transito em lugar nenhum apenas é mais um meio de tomar dinheiro na população.”
Rodrigo
01 de novembro, 2025 | 14:32Mentira, propaganda enganosa. Hoje, sábado,01/11/25, tinham 4 motos ocupado as vagas de carros na avenida 28 de abril, próximo a igreja católica no centro. Os proprietários de carros tem que pagar a faixa azul, senão tem um bilhete colocado no parabrisa. Me tirem uma dúvida. E quem não paga o faixa azul,o que acontece? Pergunto pq vejo parabrisa de carros parecendo um caderno de tantas multas colocadas no carro. O que acontece com quem não paga?”
Rita
01 de novembro, 2025 | 12:38Enquanto nós bairros de periferia continua uma bagunça, os agentes de trânsito só aparecem para comprar comida e PM de Ipatinga-MG nem aparece.”
Betão
01 de novembro, 2025 | 12:08Na Av. JK no bairro Jardim Panorama tem clínica que usa a calçada como estacionamento para cliente, tem comércio de lavagem de veículos que usa a calçada pra lavar carro , tem oficina de moto que usa calçada e os pedestres tem que andar na rua, isso a prefeitura ainda não veio fiscalizar.”
Mura
01 de novembro, 2025 | 12:07Com relação as vagas de Carga e Descarga a prefeitura tem que fiscalizar e otimizar o uso. Hoje qualquer um abre uma porta e logo já coloca essa placa ou cone, cadeira, cavalete e etc....como se fosse dono do pedaço. Essas vagas de Carga e Descarga não pode restringir o estacionamento o dia todo.”
Antonio
01 de novembro, 2025 | 11:11E o sujeito que liga o pisca alerta e fica parado em paralelo a outros veículos estacionados obstruindo e dificultando o trãnsito.”
Vanderson L
01 de novembro, 2025 | 11:10precisamos desra fiscalizacao aqui no canaa na rua judite ppr exemplo tem comerciante que marca vaga em frente a loja proxino da escola arthur bernardes”
Atenta
01 de novembro, 2025 | 10:59Redirecionar VENDEDORES AMBULANTES, para um outro local. Além de ocuparem vagas de estacionamento estão obstruindo calçadas também. Enquanto isso........Construção do anunciado mercado central, Parada,com mato,aguardando outra eleição municipal”
Cristiano
01 de novembro, 2025 | 10:44Correto!”
Amadeu.
01 de novembro, 2025 | 10:36Na av em que moro,tem vaga de idosos e quem estacionamento nela é jovem que tem seu comércio,”
Ana Paula
01 de novembro, 2025 | 01:32As vagas de deficiente e idosos tem sido utilizadas por pessoas sem cartão na certeza de não pagarem o estacionamento e não serem multadas. Deveria haver uma atenção maior por parte da fiscalização e multas para coibir está impunidade que dificulta tanto a vida de quem realmente tem o direito e necessita da vaga.”