01 de novembro, de 2025 | 08:45
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar a transferência de seção
Alejandro Zambrana/Secom TSE
A informação fornecida pelo eleitor, de maneira antecipada, permite um planejamento da Justiça Eleitoral na preparação das eleições
A informação fornecida pelo eleitor, de maneira antecipada, permite um planejamento da Justiça Eleitoral na preparação das eleiçõesPor Bruna Lage - Reporte Diário do Aço
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na internet, a Página da Acessibilidade - Votar é meu direito. Garantir meu acesso ao voto é dever da Justiça Eleitoral”. O site traz informações para que todas as pessoas incluindo as com deficiência e/ou mobilidade reduzida possam exercer seu papel na democracia com autonomia, segurança e dignidade. O chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, explica como o eleitor deve proceder para pedir transferência para uma seção adaptada.
Leonardo destaca que em Ipatinga, nas zonas eleitorais 130, 131 e 348 (que abrange os municípios de Bugre, Ipaba, Ipatinga e Santana do Paraíso), são 217 seções especiais, acessíveis para atendimento ao eleitor com deficiência.
Ele acrescenta que o principal mecanismo da urna e também o mais antigo, é o teclado em Braille, para os eleitores com deficiências visuais. Nós implementamos também há um bom tempo os fones de ouvido para aqueles que precisarem desse equipamento. Ele é solicitado ao mesário, que faz a conexão desse equipamento na urna e a pessoa tem a possibilidade de utilizar. O fone permite que a pessoa consiga ouvir de forma detalhada aquelas informações que são repassadas na tela da urna. E o último e o mais recente recurso é um intérprete de Libras”, frisa.
Prazo
O prazo para pedir transferência para seções adaptadas é de até 151 dias antes das eleições de 2026, ou seja, no início do mês de maio de 2026.
As pessoas podem procurar o cartório eleitoral mais próximo da sua residência e solicitar. Basta nos procurar de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, trazendo o comprovante de residência, documento de identificação, e nós iremos fazer essa mudança, geralmente transferindo a pessoa para o local da sua preferência ou mais próximo da sua residência”, informa Leonardo.
Essas seções adaptadas consistem em seções eleitorais que são instaladas em locais com a devida acessibilidade. O que ocorre é que existem locais em que essa acessibilidade é prejudicada pela existência de diversos obstáculos naturais ou artificiais, como rampa muito íngreme, escadas, degraus. Então, a Justiça Eleitoral busca parcerias com o poder Público no sentido de se implementar reformas naquelas escolas, sejam municipais ou estaduais, em que se observe que há algum obstáculo à votação do eleitor”, esclarece.
As mudanças visam num primeiro momento atender ao eleitor no dia da eleição, mas também atender às pessoas que frequentam aquele estabelecimento de ensino.
Cadastro biométrico
O cadastro biométrico continua aberto para todos os eleitores que ainda não aderiram. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h, na Central de Atendimento ao Eleitor. Os documentos necessários são identificação com foto e o comprovante de residência.
O chefe revela que o quantitativo de eleitores biometrizados até o momento é de 55,38% do eleitorado apto. Lembrando que nós temos um total hoje em torno de 173 mil e 700 eleitores, e desse percentual, apenas 55,38% já foi biometrizado. Então fazemos novamente um apelo para que as pessoas não deixem para abril ou maio de 2026, mas que venham agora, nós já estamos aqui para atendê-los”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















