02 de novembro, de 2025 | 15:52
Ipatinguense conquista ouro no Sul-Americano sub-20 de atletismo no Peru
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
O Brasil conquistou cinco medalhas de ouro na primeira etapa do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, disputado na tarde e na noite de sexta-feira (31/10), no Estádio de La Videna, em Lima, no Peru. Entre os campeões está o ipatinguense Luan Ramiro Silva, vencedor do salto triplo, com a marca de 15,76 metros (2.5).
A competição, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), também teve dobradinha brasileira na prova, com Alexander Cordeiro Santa Cruz (Instituto Ideal Brasil-RJ), de 17 anos, conquistando a prata com 15,64 metros (3.1). No salto triplo feminino, Karine Estéfane Martins (Corville-SC) alcançou 13,15 metros (1.5) e garantiu o ouro, além do índice para o Mundial Sub-20 de 2026, que será disputado em Eugene, nos Estados Unidos.
"Orgulho e gratidão", diz mãe do atleta
Em entrevista ao Diário do Aço, Luana Souza, mãe de Luan, descreveu a conquista do filho como um momento de intensa emoção. O jovem deu os primeiros passos no atletismo na Usipa, e hoje faz parte da equipe do ADC São Bernardo-SP.
Ver meu filho conquistar seus sonhos como atleta e vestir as cores da seleção brasileira é uma emoção impossível de descrever. Desde pequeno, vi ele correr, sonhar, cair, levantar e insistir. Hoje, cada gota de suor, cada treino, cada renúncia se transformam em orgulho puro. O sonho que começou no coração dele acabou contagiando toda a família e os amigos. Ver meu filho crescendo no esporte é ver o reflexo da dedicação, da fé e da força que sempre o guiarão. Ele não representa só um país, representa a nossa história e o esforço de uma vida inteira”, afirmou.
A administração municipal de Ipatinga também parabenizou o atleta.
Além de Luan, também garantiram ouro na competição os atletas Michael Cruz Araújo (100 m), Karine Martins (salto triplo), Thiago Borges Santos Lacerda (lançamento do dardo) e Alberto Rodrigues dos Santos Filho (lançamento do disco). Todos alcançaram índices para o Mundial Sub-20.
Contudo, conforme a CBAt, Alberto, Thiago e Luan, que já têm 19 anos, não poderão competir no Mundial do próximo ano, restrito a atletas nascidos entre 2007 e 2010.
Demais medalhas conquistas na sexta
Nos 100 metros rasos, Michael Araújo (ASA Sorriso-MT) conquistou o ouro com 10s20 (1.9), recorde pessoal que lhe garantiu o quarto melhor tempo do país na temporada. O atleta de 18 anos, natural de Humaitá (AM), treina há dois meses em Mato Grosso com o técnico Marcos Flademir Vieira, o Marquinhos.
Na prova feminina, Hakelly Maximiano (AECD Macaé-RJ) ficou com o bronze e também alcançou índice para o Mundial, com 11s61 (1.9) marca obtida no dia em que completou 17 anos.
O Brasil também fez dobradinha no lançamento do dardo. Thiago Lacerda (ADC São Bernardo-SP), natural de Lagoa da Prata (MG), conquistou o ouro com 75,71 metros, seu recorde pessoal. O catarinense Eduardo Radatz, de Timbó, levou a prata com 63,74 metros.
No lançamento do disco, Alberto Rodrigues dos Santos Filho (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG), de Araçatuba (SP), ficou com o ouro ao atingir 57,52 metros. Campeão pan-americano sub-20 em Bogotá, o atleta já havia sido vice-campeão sul-americano em 2024 e também disputou o Mundial Sub-20 no mesmo estádio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Gildázio Garcia Vitor
02 de novembro, 2025 | 17:55Parabéns e obrigado garoto! Pelo jeito, você é "do Peru".
Para você, Vandré, de saudosa memória, apesar de ainada vivo, cantou:: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".”