03 de novembro, de 2025 | 08:34

Usiminas faz simulado interno de emergência para treinamento de equipes

Divulgação / Usiminas
Panorâmica da área interna da Usiminas. No centro da foto, a Lagoa da Anta Panorâmica da área interna da Usiminas. No centro da foto, a Lagoa da Anta

Nesta segunda-feira (3), a Usiminas programou um simulado do Plano de Ação de Emergência (PAE) com evacuação de pessoas em diversas áreas internas. Durante toda a manhã haverá acionamento de sirenes internas e concentração das pessoas momentaneamente em diferentes Pontos de Encontro. A informação consta em nota divulgada na manhã de hoje.

"O treinamento terá como cenário uma situação de anormalidade estrutural na Lagoa da Anta, o reservatório de água da usina, que foi reclassificado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), como uma barragem, após mudança na legislação ambiental do estado", informa a nota.

Conforme a empresa, esse exercício será exclusivamente destinado ao público interno da usina de Ipatinga, visto que todos os estudos técnicos utilizados na elaboração do PAE, juntamente com as medidas estruturais e de controle já adotadas pela empresa, indicam que qualquer acionamento de emergência não apresenta impacto para a comunidade, por estar restrito à área interna da usina.

Nova classificação
O reservatório de água da usina foi reclassificado como uma barragem em 2023, após a mudança da legislação ambiental estadual em 2019, que criou a política estadual de Segurança de Barragens, com normativas que se estenderam aos reservatórios de água com barramento, como é a Lagoa da Anta.

Após esta definição pela Feam, a Usiminas elaborou o Plano de Ação de Emergência (PAE) considerando o cenário que será simulado.

Localizada na parte leste da usina, a Lagoa da Anta é um reservatório exclusivo de água construído no fim da década de 1950 para operação da Usina de Ipatinga. A estrutura recebe a água captada no rio Piracicaba, onde é armazenada.
É uma estrutura estável há mais de 60 anos, desde o início de sua operação nunca apresentou qualquer alteração em seu talude. O reservatório possui monitoramento constante e inspeções frequentes. Todo este procedimento visa exclusivamente a adequação à legislação ambiental vigente com a inclusão dos cenários possíveis ao Plano de Ação de Emergência.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zema

03 de novembro, 2025 | 10:30

“Não trabalho na Usiminas.
Nao tenho parentes na Usiminas.
Não dependo financeiramente dela.
A unica coisa que tenho em relação a usiminas é admiração pelo o que ela representa a todos.
Agora quando o dedinho do político entra na coisa para larapiar um bocadinho de imposto ai fico indignado.
Claro que esta reclassificação implicara rígido controle ambiental, bem como todo o tipo de licença e imposto possível.
Vai pedir nome e cpf de cada peixe e identidade de cada tilápia com assinatura reconhecida no cartório que o governo zema esta apadrinhando.observe que taxas cartorário imóveis subiram na media 250%.”

Envie seu Comentário