04 de novembro, de 2025 | 08:45
Idosos do Lar Paulo de Tarso precisam de doações de fraldas geriátricas
A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Lar Paulo de Tarso, também conhecida como Lar dos Velhos”, necessita comprar fraldas geriátricas para os acolhidos. Atualmente, 37 idosos são atendidos. Dentre eles, apenas oito não usam fraldas. Os coordenadores contam com a ajuda da sociedade civil para suprir a demanda.
A instituição está situada na rua Lourenço da Veiga, número 96, no bairro Bom Retiro, em Ipatinga. As doações podem ser entregues neste endereço. Aqueles que preferirem podem contribuir por meio da chave Pix 171108260001-06 (CNPJ), que está em nome de Lar dos Velhos Paulo de Tarso”, em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal.
À reportagem do Diário do Aço, a presidente do lar, Maria Conceição Moreira Magalhães, mencionou que os acolhidos também consomem muito leite. No entanto, as fraldas (tamanho G, sem preferência de marca) estão entre os itens mais caros que precisam comprar.
Nós contamos com as fraldas da Farmácia Popular, mas elas não contemplam o consumo todo do produto, visto que adquirimos por periodicidade. Temos sempre que comprar mais. São gastas em torno de 3.200 fraldas por mês, então, precisamos muito da contribuição, uma vez que se trata de um item que não conseguimos com facilidade”, detalhou.
Lar Paulo de Tarso
No lar, os idosos vivenciam oficinas de estímulo da memória afetiva, oficinas de estímulo motores e passeios em que vão às compras, à feira, ou se reúnem em praças para um bate-papo.
O espaço que os atende conta com pátio e jardins, sala de fisioterapia, posto de enfermagem, cozinha e refeitório, lavanderia, dormitórios, sala de atividades de estimulação e reabilitação cognitiva. Enquanto área psicossocial, área administrativa e área da saúde integram a estrutura funcional.
A instituição tem 35 funcionários. O quadro é composto por diretoria jurídica, cuidadores de idosos, fonoaudióloga, enfermeira, técnicos de enfermagem, psicólogo, auxiliares de serviços gerais, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, cozinheiras e auxiliares.
Recursos
As verbas fixas da ILPI vêm de um termo de colaboração com o município de Ipatinga, de 70% dos benefícios previdenciários dos idosos e do Grupo Espírita a Caminho da Luz. Já as verbas esporádicas vêm de recursos do fundo municipal do idoso (termo de fomento) e de emendas parlamentares mediante projetos, quando aprovados.
Mesmo que exista uma variedade de fontes para captação de recursos, as despesas fixas recebidas todos os meses são superiores às receitas fixas. E as verbas esporádicas, quando captadas, são destinadas principalmente para reformas e compra de equipamentos permanentes.
              Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
            
          



        















Bom Velhinho
04 de novembro, 2025 | 11:59Muito importante a população, igreja e sociedade organizada se unir e ajudar, pois o dia de amanhã ninguém sabe.
Mas fico aqui a perguntar, um país com uma carga tributária imensa, não deveria ajudar esses que tanto necessita de ajuda, um congresso que gasta 5 bilhões só em emenda para fazer campanha politica e depois não fazem nada para ajudar com o básico a população carente. Cadê nossos representantes, que tanto poderiam intervir e nada ?
Li na reportagem que apesar de ter verbas e emendas publicas, as mesmas são insuficientes. Será que de boa vontade, de forma diplomática e civilizada poderiam aumentar essa ajuda, pois as emendas impositivas do Congresso Nacional saltaram de 1,5 bilhões para quase 6 bilhões e aqui embaixo nada de investimento.”