04 de novembro, de 2025 | 08:50
Urologista reforça a necessidade do cuidado com a saúde masculina
Divulgação
Wagner Corrêa explica que o câncer de próstata é um dos mais comuns entre a população masculina 
Wagner Corrêa explica que o câncer de próstata é um dos mais comuns entre a população masculina Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço
A campanha Novembro Azul começou e, com ela, o alerta acerca da necessidade de prevenção e cuidado com a saúde do homem. Com base em dados do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) informou que a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia. A revista científica internacional Lancet, em texto publicado no primeiro semestre, prevê que o número de novos casos de câncer de próstata deve aumentar nos próximos anos. O médico urologista que atua em Ipatinga, Wagner Corrêa, reforça a necessidade de manter os exames em dia.
A comissão de câncer de próstata da respeitada publicação projeta que os casos no mundo devem duplicar até 2040, passando de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões em 2040, devido ao aumento de expectativa de vida global. A previsão é que também haja um aumento de 85% do número de mortes (de 375 mil em 2020 para 694 mil em 2040).
Wagner pontua que apesar das mídias, das informações, dos meios de comunicação, o homem ainda procura pouco o atendimento médico. São campanhas como essa que ajudam a levar informações boas para que os homens possam procurar os seus médicos para avaliação. Sobre quem deve procurar atendimento, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) orienta pacientes com história familiar de câncer de próstata: pai, irmão, tio, avô, pacientes de raça negra e obesos, que comecem a fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata a partir dos 45 anos, com o Exame Retal Digital, que é o toque, e com a dosagem de PSA, tanto na rede de saúde privada, quanto na rede de saúde pública, esses exames são amplamente disponíveis”, salienta.
Diagnóstico precoce
O câncer de próstata é, segundo Wagner, o tipo mais prevalente na população masculina, e fica atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. Também é o tipo de câncer que mais mata o homem. Por isso, a importância da detecção precoce desse tipo de tumor, que na grande maioria das vezes, quando diagnosticado de forma precoce, a chance de cura é muito grande. Nós sempre incentivamos os homens a procurar atendimento médico, porque muitas vezes o paciente, nas formas iniciais do câncer, não apresenta nenhum sintoma, então por isso a importância do diagnóstico precoce, porque uma boa parte dos pacientes quando vão ter sintomas é porque a doença pode estar um pouco mais avançada”, alerta.
Minha mensagem pra vocês, homens, é que procurem atendimento médico. Todos nós queremos envelhecer e envelhecer com saúde, com qualidade de vida. E para que isso seja possível é importante a gente cuidar desse bem tão precioso que é a nossa saúde”, conclui.
Poucos sintomas
Uma das propostas da SBU, na campanha Novembro Azul deste ano, é chamar a atenção para o fato de que o câncer de próstata apresenta poucos sintomas em sua fase inicial e que, se o homem esperar por esses sintomas, pode descobrir uma doença em estágio avançado e possivelmente em metástase (quando as células cancerígenas se espalham para outros órgãos).
              Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
            
          


        













