05 de novembro, de 2025 | 16:46
Campeonato Mineiro 2026 terá final em jogo único
A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu nesta quarta-feira (5) o formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2026. A reunião ocorreu no Mineirão com representantes dos 12 clubes que vão disputar a competição no próximo ano: América, Athletic (São João del-Rei), Atlético, Betim, Cruzeiro, Democrata (Governador Valadares), Itabirito, North (Montes Claros), Pouso Alegre, Tombense (Tombos), Uberlândia e URT (Patos de Minas).
A grande novidade para a edição 2026 é a final em jogo único, no Mineirão. A medida precisou ser tomada por causa da diminuição de datas de estaduais em todo o Brasil, após mudança feita pela CBF, para adequar o calendário à parada para a Copa do Mundo de 2026. As datas caíram de 12 para 11. Embora seja algo novo, a finalíssima única não será inédita, pois o título já foi decidido assim em 2022, na ocasião o Atlético venceu o Cruzeiro.
O formato será o mesmo do ano passado. Os clubes foram divididos em três grupos de quatro. As equipes não se enfrentam dentro da mesma chave. Ou seja, vão jogar apenas com os oito participantes dos outros grupos, em turno único. Classificam-se à semifinal os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado geral. Os dois piores da fase classificatória serão rebaixados ao Módulo II. A disputa começa no dia 10 de janeiro.
Grupo A: Atlético; Uberlândia; Democrata; URT. Grupo B: América; Tombense; Betim; Pouso Alegre. Grupo C: Cruzeiro; Athletic; Itabirito; North.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















