06 de novembro, de 2025 | 08:00
Final do Festival de Cinema do Vale do Aço será neste sábado
Divulgação
Projeto tem como proposta criar um espaço competitivo e temático para que cineastas locais exibam obras ao grande público
Projeto tem como proposta criar um espaço competitivo e temático para que cineastas locais exibam obras ao grande públicoO Festival de Cinema do Vale do Aço (Festivaço) chegará à sua final neste sábado (8), às 20h, no Teatro João Paulo II, localizado no campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste). O festival é uma mostra competitiva de cinema com premiações em dinheiro e tem como objetivo valorizar as produções locais, dar visibilidade a novos cineastas e fortalecer o audiovisual independente da região do Vale do Aço.
O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Criart Produções.
Cinema regional em destaque
Foram 41 filmes inscritos, todos curtas-metragens produzidos no Vale do Aço. As obras foram avaliadas por uma comissão formada por profissionais do audiovisual de fora da região, composta pelos artistas Alessandro Negralla (Rio de Janeiro), Meibe Rodrigues (Belo Horizonte) e Du Sarto (Ouro Preto).
Mais do que exibições, o Festivaço é um espaço de formação e troca. Em setembro, o festival promoveu oficinas gratuitas de Direção de Fotografia no campus Coronel Fabriciano no Unileste, ministradas pelos diretores Cleverson Oliveira e Ricardo Lima.
Objetivos e impacto
A proposta do Festivaço é ambiciosa e inspiradora: criar um espaço competitivo e temático para que cineastas locais possam exibir suas obras ao grande público.
As sessões presenciais com os finalistas aproximam cineastas e espectadores, promovendo debates e interação direta com a sétima arte em sua forma mais democrática.
O festival tem como objetivo valorizar as produções locais, dar visibilidade a novos cineastas e fortalecer o audiovisual independente da região do Vale do Aço.
A iniciativa busca revelar e impulsionar talentos, abrindo caminhos para que novas vozes ganhem projeção nacional especialmente agora que a região conta com um APL de Indústria Cinematográfica, reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Queremos que o Vale do Aço tenha cada vez mais produções criativas de audiovisual, e que as histórias locais possam ecoar por toda Minas Gerais, pelo Brasil e pelo mundo”, destaca o coordenador do projeto, Ailton Avelino.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]









