06 de novembro, de 2025 | 08:30
Guarda de Moçambique de Timóteo convida população a participar de eventos dedicados ao movimento negro
Arquivo Pessoal
Luís Fabiano, o Mestre Biano, é presidente da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário
Luís Fabiano, o Mestre Biano, é presidente da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do RosárioPor Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
No mês da Consciência Negra, a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, de Timóteo, faz um convite à população para participar de movimentos que valorizam a cultura afro-brasileira. Apresentações de Congado, capoeira e percussão estão entre os atrativos de novembro.
O presidente do Moçambique, Luís Fabiano dos Santos, o Mestre Biano, morador do bairro Bela Vista, concedeu entrevista à reportagem do Diário do Aço. Aos 49 anos, é mestre, embaixador e fundador da Folia de Reis do Divino Espírito Santo. O carnavalesco é presidente de honra da escola de samba Império da Sede de Timóteo.
Ao pensar na escola de samba, ele a nomeia como a única sobrevivente do carnaval da região do Vale do Aço.
Infelizmente, a pioneira Unidos do Quitandinha, Os Bocas Brancas e a Vai Quem Quer acabaram. A Império é a última que surgiu e continua porque apresentamos uma nova forma de fazer o carnaval popular”, relatou.
Mestre Biano detalhou que o carnaval popular não é como o de antes, que gerava o custo de 100 salários mínimos para cada escola, e 30 para cada bloco. Hoje o carnaval popular do Império da Sede custa em torno de 60 a 75 mil. O de antigamente custava um milhão”, contou.
Além do carnaval em fevereiro, Luís Fabiano destacou a importância dos cidadãos conhecerem o Encontro das Aineiridades, que ocorre no mês de julho, e o projeto Batucando na Praça.
O encontro é um conjunto do hip-hop, da Folia de Reis, do Congado, danças de cantiga de roda e escola de samba. O projeto Batucando na Praça ocorre todas as quintas-feiras, das 19h às 20h. Ele é voluntário, uma atividade de percussão com as crianças carentes do Bela Vista. Há, ainda, a Festa do Rosário de Timóteo em setembro ou outubro”.
Fazem parte das atividades a comunidade do bairro, em especial da regional Sul, mas todos podem participar. Esses movimentos são importantes para o fortalecimento do intercâmbio cultural e a troca dos saberes. Todos os interessados podem conhecer”, garantiu Luís Fabiano.
Consciência Negra
No dia 21 de novembro está programada uma festa em comemoração ao mês da Consciência Negra. A comemoração ocorrerá às 20h, na Praça 29 de Abril, em Timóteo.
Ainda estamos fechando a grade, mas devemos ter a apresentação de congado, do grupo de percussão Tambores do Vale, e aguardamos resposta da capoeira para fechar a bateria da escola de samba, já lançando o carnaval do próximo ano”, finalizou o presidente do Moçambique.
Para saber mais sobre as programações, é possível acessar o perfil do Instagram @timoteomocambique.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















