06 de novembro, de 2025 | 16:07

Câmara de Coronel Fabriciano recebe oficinas do Senado sobre IA e LGPD

Bruna Lage
Os interessados podem optar por participar de um dos temas ou dos dois, conforme disponibilidadeOs interessados podem optar por participar de um dos temas ou dos dois, conforme disponibilidade

A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano será sede, neste mês de novembro, de duas oficinas presenciais do Programa Interlegis – Senado Federal, voltadas à capacitação gratuita de servidores e profissionais das casas legislativas. Os cursos serão ministrados nos dias 24 e 25 de novembro, com o tema “Inteligência Artificial na Comunicação Digital”, e nos dias 26 e 27 de novembro, com o tema “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, informou o Legislativo municipal.

As capacitações têm o objetivo de atualizar o Legislativo em dois temas fundamentais para o serviço público moderno: a proteção e o uso responsável dos dados pessoais e a integração da tecnologia e da inteligência artificial na comunicação institucional.

“É uma grande satisfação receber o Senado Federal em nossa cidade, trazendo conhecimento de ponta e de forma gratuita. Essas oficinas representam um avanço importante na modernização do nosso Legislativo. A Lei Geral de Proteção de Dados é essencial para garantir segurança e transparência na gestão pública, enquanto a Inteligência Artificial já é uma realidade que precisamos aprender a utilizar com responsabilidade e eficiência”, destacou o presidente da Câmara, vereador Luciano Lugão.

A oficina “Inteligência Artificial na Comunicação Digital” (24 e 25 de novembro) será ministrada pelos especialistas Tadeu Sposito e Bruna Brasil, e vai apresentar o cenário atual da comunicação digital, com foco no uso de ferramentas de IA — como o ChatGPT — na criação de textos, imagens e campanhas para redes sociais, além de práticas sobre design e produção de conteúdo inteligente.

Já a oficina “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)” (26 e 27 de novembro), conduzida por André Luiz Rodrigues e Bruna Brasil, abordará os princípios da lei, o tratamento seguro das informações pessoais, medidas de segurança e o papel da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) no controle e fiscalização.

Ambos os cursos serão realizados na sede da Câmara de Coronel Fabriciano, e os interessados podem optar por participar de um dos temas ou dos dois, conforme disponibilidade. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.interlegis.leg.br.

“Queremos que nossos servidores e parceiros estejam preparados para os desafios da era digital. O Senado está oferecendo uma oportunidade única, e é motivo de orgulho para Coronel Fabriciano sediar essas oficinas”, completou o presidente Luciano Lugão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário