07 de novembro, de 2025 | 14:36

12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga adota virtualização de inquéritos policiais

Divulgação TJMG
Com a digitalização, inquéritos passam a tramitar por meio eletrônico, como já ocorre hoje no Judiciário com o PJ-eCom a digitalização, inquéritos passam a tramitar por meio eletrônico, como já ocorre hoje no Judiciário com o PJ-e

Com abrangência sobre as delegacias regionais de Ipatinga, Manhuaçu, Ponte Nova, Caratinga, Itabira e João Monlevade, o 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga anunciou, nesta sexta-feira (7), mudanças na gestão de procedimentos criminais com a implementação da virtualização dos inquéritos policiais (IPs).

A medida, que está em consonância com os investimentos em avanços tecnológicos e a política de modernização da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), estabelece a tramitação eletrônica dos inquéritos entre a Polícia Civil e o Poder Judiciário, utilizando o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, informa nota divulgada pela corporação.

A sinergia digital é resultado da integração entre o Sistema de Informatização e Gerenciamento dos Atos de Polícia Judiciária (PCNet), da PCMG, e o PJ-e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), consolidando um marco na eficiência da persecução penal em toda a área do 12º Departamento.

Com a adoção do fluxo digital dos inquéritos policiais, espera-se uma maior celeridade processual, com a eliminação da necessidade de manuseio e transporte físico dos autos. A virtualização também assegura economia com logística e insumos, reduzindo o tempo de deslocamento de servidores da unidade policial para a entrega de procedimentos ao Judiciário.

Autenticação
O trâmite em meio eletrônico, por meio de sistemas como o PJ-e, gera aumento na segurança das informações. “Os dados e documentos do inquérito são protegidos por mecanismos de autenticidade, integridade e rastreabilidade, minimizando o risco de extravio, danos ou acesso não autorizado, inerentes aos autos físicos”, acrescenta a nota.

“Esta inovação representa um salto de qualidade, transformando a maneira como interagimos com o sistema de Justiça. Não se trata apenas de digitalizar papel, mas de construir um processo mais rápido, econômico e seguro para a sociedade”, afirma o delegado Gilmaro Alves, chefe do 12º Departamento de Polícia Civil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário