07 de novembro, de 2025 | 17:20

Ipatinga retomará no início de 2026 o Projeto TEAtivo

Divulgação
Iniciativa voltada a crianças com Transtorno do Espectro Autista será novamente executada em parceria com o Centro de Integração AutistaIniciativa voltada a crianças com Transtorno do Espectro Autista será novamente executada em parceria com o Centro de Integração Autista

O Projeto TEAtivo será retomado no início de 2026 em Ipatinga, oferecendo atendimentos de psicomotricidade a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Nunes durante reunião com vereadores Daniel Guedes (Daniel do Bem) e Nivaldo, representantes do Centro de Integração Autista (CIA) e membros da administração municipal.

A retomada do projeto será viabilizada por emendas parlamentares apresentadas pelos vereadores Daniel Guedes e Nivaldo, informou o governo local.

Lançado em 2023, o TEAtivo funcionou no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza, com atividades voltadas ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e comportamental das crianças com TEA, coordenadas pela especialista em psicomotricidade Simone Martinho.

Segundo Gustavo Nunes, o projeto atenderá novamente as famílias autistas da cidade e terá continuidade ao longo de seu mandato.
O vereador Daniel Guedes destacou a importância de tornar o TEAtivo uma política pública permanente, integrada ao orçamento anual do município, com execução pelo CIA.

As intervenções de psicomotricidade estimulam coordenação motora, interação social, concentração e autonomia das crianças.

A diretora do CIA, Jaqueline Machado, ressaltou que a retomada do projeto representa esperança e acesso a atividades essenciais para o desenvolvimento das crianças e o suporte às famílias.

O projeto oferece atividades lúdicas que contribuem para a independência das crianças, incluindo habilidades do dia a dia como vestir-se, escovar os dentes e comer sozinhas.

O TEAtivo também promove interação social e apoio educacional, integrando desenvolvimento motor e comportamental.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

08 de novembro, 2025 | 17:14

“Sr. Verdade, parabéns e obrigado pelo comentário!
Apesar da minha reconhecida mediocridade, e mesmo sabendo que meus "ensinamentos foi (sic) uma porcentagem mínima na vida" , diria infíma, dos meus ex-alunos, que os "eleitores" (sic) não precisam saber quem são, sempre que posso, digo, com muita gratidão e honra, para o mundo quem foram eles. E são tantos, que em todos os lugares que apareço aqui em nosso Vale do Aço, algum desses ex vem me cumprimentar.
Sobre as crianças com TEA, o meu comentário não é contra elas e suas famílias. Parece-me, que o Sr. não entendeu o que disse o Dr. João Dupin.”

Verdade

08 de novembro, 2025 | 13:08

“Se o Gildazio fosse responsável de um autista saberia como é o dia a dia das famílias, mas como não é, diz passagem os eleitores não precisam saber quem são os ex alunos seus,sabendo que seu ensinamentos foi uma porcentagem mínima da formação deles.”

Gildázio Garcia Vitor

08 de novembro, 2025 | 05:26

“Recentemente, assisti uma entrevista do excelente vê genial Dr. João Henrique Dupin, meu ex-Aluno nos anos 1996-97, no Instituto Educacional Mayrink Vieira, onde estava até ontem, sobre os laudos inverídicos fornecidos pelos Médicos e as graves consequências disso para as crianças. Ele não disse nada sobre a "Indústria do Autismo".”

Verdade

07 de novembro, 2025 | 19:28

“Espero que funcione continuo,pois o prefeitaço libera verba funciona 5 meses os outros 7 meses fica parado as crianças atendidas voltam do começo de novo,agora homem tem que ser de palavra.”

Envie seu Comentário