08 de novembro, de 2025 | 08:45

Artesã convida população a conhecer cultura regional em um evento no bairro Bom Jardim

Arquivo pessoal
A artesã Jaqueline Carla, do bairro Bom Jardim, é quem está por trás do evento A artesã Jaqueline Carla, do bairro Bom Jardim, é quem está por trás do evento

A população de Ipatinga e Vale do Aço é convidada a acessar gratuitamente a cultura regional, que valoriza os artistas locais, neste domingo (9), em um evento que celebra o movimento negro. O “Cultura Viva BJ” ocorrerá na praça central do bairro Bom Jardim, das 7h às 14h, contando com acessibilidade para quem precisar.

A artesã Jaqueline Carla, que está por trás do evento, enfatiza que o Cultura Viva BJ ocorre no mês de novembro para reforçar a Consciência Negra. “Também queremos evidenciar o talento e o trabalho dos artistas, gerar e circular renda, dar visibilidade aos artesãos (a maioria é do bairro), e envolver o público no saber popular por meio da nossa cultura viva”, destaca.

Haverá feira de artesanato, música (com a DJ Dani Adestino e a participação musical de Aender Lucio Silva Reciolino e Nívea Paula), e exposição de trabalhos criativos e recreação infantil com uma oficina de argila, que será ministrada por Aline Cristine. Outra oficina criativa, de feltro, será comandada por Maria da Conceição.

Além disso, os participantes terão acesso a atividades educativas para crianças, e atendimento com acessibilidade em Libras e acompanhamento para pessoas com deficiência. O público presente contará com o atendimento da neuropsicopedagógica Marciliana Medeiros de Andrade, em uma avaliação de aprendizagem do Super Gênio Apoio Escolar.

Estarão presentes, também, os coreógrafos e bailarinos Chrislaine Sabatine Assis do Nascimento e Ariel Martins Barros.

Além de Jaqueline, a população pode conferir os trabalhos dos seguintes artesãos: Reinaldo Maciel da Silva; Josiane Rodrigues da Costa; Ariana Moriel de Almeida; Maria Matozinho de Assis; Hyasmim Luiza Chaves da Silva; Marly Warol de Almeida; Nélia Fernanda da Silva; Jassanan Almeida Lopes; Maria Isabel Eleuterio; Clerie Simone Botelho; Sandra Morais Silva; e Vilma Matil Rainha Martins.

O apoio vem da Prefeitura de Ipatinga, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Programa Nacional dos Comitês de Cultura, Ministério da Cultura e governo federal. Há ainda o apoio e patrocínio na organização e curadoria de Jaqueline, na assistência de produção de Alcemar Ferreira Pimentel, na acessibilidade de Vânia Coelho, na instrução na oficina de crochê de Ranildes Bezerra Silva, no designer gráfico de Judson Correa, e no suporte de montagem de Dudalocações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário