09 de novembro, de 2025 | 08:00

Ipatinga celebra 30 anos da Escola Municipal de Artes Cênicas

Divulgação
Comemoração inclui espetáculos, mostra de alunos e exposição que revisita a trajetória da EMACComemoração inclui espetáculos, mostra de alunos e exposição que revisita a trajetória da EMAC

A Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) completa 30 anos, celebrando três décadas dedicadas à formação artística e à valorização do teatro em Ipatinga. Para marcar essa trajetória, o mês de novembro será inteiramente dedicado às comemorações, com uma programação especial que reúne espetáculos, mostra de alunos e uma exposição.

“A EMAC é um dos grandes orgulhos da nossa cidade. São 30 anos formando artistas, professores e cidadãos que carregam a cultura de Ipatinga no coração e espalham essa arte por todos os cantos. Celebrar essa data é reconhecer o poder transformador da educação e da cultura”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.

As atividades têm início nesta terça-feira (11), às 19h30, no Teatro Zélia Olguin, localizado na avenida Itália, no bairro Cariru, com o espetáculo “Os Saltimbancos”, sob direção do instrutor de teatro Pedro Barroso e com participação de alunos e professores da Escola Municipal de Música TOM. Voltado para toda a família, o clássico musical promete encantar o público com sua mensagem sobre liberdade e união.

Na quarta-feira (12), também às 19h30, o teatro volta a receber o tradicional evento anual “EMAC se Amostra – Edição 30 anos”, dirigido pela instrutora de teatro Camila Vaz. A mostra reúne alunos das turmas infantil e sênior, apresentando uma série de cenas curtas criadas ao longo do ano.

A programação continua no dia 19 de novembro, com a apresentação do espetáculo “Boca de Ouro”, também no Teatro Zélia Olguin, às 19h30. A montagem, dirigida por Pedro Barroso, traz à cena o texto clássico de Nelson Rodrigues, com classificação indicativa de 16 anos.

Encerrando o mês comemorativo, o Museu Estação Memória Zeza Souto recebe, de 27 de novembro a 5 de dezembro, a exposição “EMAC – 30 anos em Cena”, que revisita a trajetória da escola, suas montagens e figuras marcantes. A abertura ocorrerá no dia 27 de novembro, às 19h30, com um bate-papo entre artistas, ex-professores e gestores culturais que fizeram parte dessa história.

A produção de todos os eventos comemorativos é assinada pela arte-educadora Aline Carvalho, do Centro Cultural Municipal de Ipatinga. Com uma história marcada pela formação de talentos e pela promoção da cultura teatral, a EMAC evidencia o compromisso com a arte e a educação, celebrando 30 anos de palco, aprendizado e transformação.
“Os alunos estão muito empolgados. Muitos deles vão subir ao palco pela primeira vez; outros vão encerrar um ciclo de formação mostrando tudo o que aprenderam na escola. É uma mistura de nervosismo e alegria, mas com um sentimento em comum: o amor pela arte e pela EMAC”, afirmou Aline Carvalho.

Ingressos
Toda a programação tem classificação livre, exceto Boca de Ouro, com classificação indicativa de 16 anos. Os espetáculos são gratuitos, mas é necessário solicitar o ingresso antecipadamente pelo Instagram @emacipatinga, pois as vagas são limitadas. Para a exposição, não é necessário ingresso.

Serviço
Os Saltimbancos (Classificação: Livre)N

11 de novembro (terça-feira) | 19h30
Teatro Zélia Olguin

EMAC se Amostra (Classificação: Livre)
12 de novembro (quarta-feira) | 19h30
Teatro Zélia Olguin

Boca de Ouro (Classificação indicativa: 16 anos)
19 de novembro (quarta-feira) | 19h30
Teatro Zélia Olguin

Exposição EMAC – 30 anos em Cena
De 27 de novembro a 5 de dezembro
Estação Memória Zeza Souto
Abertura: 27 de novembro (quinta-feira), às 19h30
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário