11 de novembro, de 2025 | 14:48

Conselho de Segurança Alimentar de Timóteo toma posse nesta quinta-feira

Divulgação
A expectativa é que, com o funcionamento pleno do conselho e do banco, Timóteo possa buscar emendas parlamentares e recursos para ampliar suas ações A expectativa é que, com o funcionamento pleno do conselho e do banco, Timóteo possa buscar emendas parlamentares e recursos para ampliar suas ações

O auditório da administração municipal de Timóteo receberá, nesta quinta-feira (13), às 8h, a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), composto por 32 membros — 16 representantes da sociedade civil e 16 do Poder Público. A informação é divulgada pela administração municipal. O evento marca o início das atividades do conselho, que passa a atuar em conjunto com o Banco de Alimentos do município e com uma legislação específica voltada à segurança alimentar.

Éder Mendes, coordenador do Banco de Alimentos de Timóteo, explica que a criação do conselho é resultado de um trabalho coletivo que envolveu a aprovação da Lei de Segurança Alimentar e a mobilização de diferentes setores da sociedade. “Para Timóteo é um grande passo. Estamos implantando o conselho que vai valorizar a agricultura familiar, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e permitir adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Antes não havia nada disso, era um verdadeiro descaso com a segurança alimentar e nutricional. Agora, as famílias produtoras estão felizes e querem participar”.

De acordo com Éder, o Banco de Alimentos será abastecido por doações de hortifrutis, gêneros secos e produtos próximos ao vencimento, mas ainda com valor nutricional preservado. A seleção será feita com apoio técnico de nutricionistas, garantindo que os alimentos doados sejam seguros e de qualidade. “Não é qualquer sobra que pode ser doada. Estamos lidando com vidas. Os alimentos passam por triagem, higienização e são destinados a famílias, entidades, hospitais, creches e ONGs”.

A estrutura do Banco de Alimentos está sendo organizada para receber, armazenar e distribuir os produtos de forma responsável e eficiente. O conselho atuará como órgão fiscalizador, assegurando transparência e controle social.
Amanda Venades, gerente da Proteção Social Básica do município, ressalta que a criação do conselho representa uma política pública construída com a participação da sociedade. “Não se faz política pública sem controle social. A eleição dos conselheiros da sociedade civil foi linda, com ampla participação nos territórios. O povo de Timóteo entendeu a importância de estar presente e contribuir”.

Amanda também comenta a aprovação da Lei de Segurança Alimentar como um marco importante. “Antes nem se discutia isso. Hoje temos uma lei sancionada pelo prefeito Capitão Vitor, e o município afirma: fome é problema de política pública. Isso é fundamental. Alimentar é um direito humano básico”.

A expectativa é que, com o funcionamento pleno do conselho e do banco, Timóteo possa buscar emendas parlamentares e recursos para ampliar suas ações, incluindo a criação de novas unidades de segurança alimentar.

A importância do Conselho
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) é um espaço de participação social que articula o governo e a sociedade civil para formular e fiscalizar políticas públicas de alimentação adequada e saudável. Atua como uma ponte que assegura à população o direito de participar da definição de prioridades e do monitoramento de ações voltadas ao combate à fome e à má nutrição no município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário