12 de novembro, de 2025 | 08:45

Coronel Fabriciano prepara reabertura de museu e biblioteca

Divulgação
Até 2021 a biblioteca de Coronel Fabriciano tinha um acervo com mais de 32 mil exemplares Até 2021 a biblioteca de Coronel Fabriciano tinha um acervo com mais de 32 mil exemplares

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

A administração municipal de Coronel Fabriciano tem preparado uma reestruturação e modernização de dois equipamentos importantes para cultura e conhecimento no município: o museu e a biblioteca municipais. As informações foram apuradas pelo Diário do Aço junto ao governo local.

Os dois espaços foram fechados para a implantação do HUB Fabriciano, “equipamento multifuncional” inaugurado em maio de 2024, que hoje ocupa o prédio em que funcionava o museu e a biblioteca, na rua Dr. Querubino, 242, no Centro, ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião.

Criado pela Lei nº 1.799/1984, o Museu Municipal José Avelino Barbosa, conforme informado pela Secretaria de Governança Educacional e Cultura, “passa atualmente por um processo de reestruturação e adequação técnica para sua futura reinauguração em novo espaço”.

Acervo
O museu, que preserva e divulga a memória da cidade e da região do Vale do Aço, possui um acervo de mais de 200 peças, cerca de duas mil fotografias e documentos históricos, incluindo objetos doados por moradores e familiares de José Avelino Barbosa, figura homenageada que dá nome ao equipamento cultural.

Entre os itens mais representativos estão a imagem de São Sebastião, que inaugurou a primeira igreja do antigo povoado do Calado, em 1929, o quadro “O Último Trem”, de Miriam d’Arc (1979), além de televisores, rádios antigos e o primeiro sistema de radiodifusão a funcionar por alto-falantes na área central da cidade.
Divulgação
O museu tem um acervo de mais de 200 peças, cerca de duas mil fotografias e documentos históricosO museu tem um acervo de mais de 200 peças, cerca de duas mil fotografias e documentos históricos


A administração municipal garante que um novo local já foi definido e o processo burocrático está em andamento, incluindo etapas de estruturação, planejamento técnico e adequação do espaço para receber o acervo de forma segura e acessível ao público.

De acordo com a Diretoria de Cultura, a reabertura do Museu Municipal José Avelino Barbosa será anunciada em breve, “reforçando o compromisso da gestão com a preservação da memória e da identidade cultural fabricianense”.

De igual forma, a Biblioteca Municipal Professora Mariana Pires Roque também passa por readequação para melhor atender aos leitores. Assim como o museu, um novo espaço definitivo está sendo estruturado para garantir melhores condições de uso, acessibilidade e conforto ao público.

O governo municipal chegou a informar que o equipamento “segue funcionando de forma provisória”, mas ao ser indagado como é o funcionamento provisório e o processo de empréstimo dos exemplares, respondeu que “o serviço de empréstimo ainda está sendo elaborado”.

“A Prefeitura reafirma seu compromisso com o fortalecimento da política cultural local, assegurando que os espaços de memória, leitura e convivência cultural continuem a servir como pontos de referência da história, da educação e da cidadania em Coronel Fabriciano”, finalizou a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário