13 de novembro, de 2025 | 16:35

Sine Timóteo alcança destaque estadual e amplia oferta de vagas

Divulgação
Município já chegou a registrar 1.150 vagas simultâneas e mantém taxa de contratação superior a 30% nos feirões do SineMunicípio já chegou a registrar 1.150 vagas simultâneas e mantém taxa de contratação superior a 30% nos feirões do Sine

De acordo com dados do Painel de Vagas Nacional do Emprego - Sine/MG, ao longo de 2025 Timóteo chegou a ocupar o terceiro e o quinto lugar no ranking estadual de cidades com maior número de vagas disponibilizadas, entre os 853 municípios mineiros. Na região, Timóteo manteve a liderança durante todo o ano, informou a administração local.
Atualmente, o Sine Timóteo disponibiliza 270 vagas de emprego, contemplando oportunidades para profissionais com experiência, sem experiência e também para pessoas com deficiência (PCD).

Em 2025, a unidade alcançou seu maior pico de ofertas ao registrar 1.150 vagas simultâneas de diversos segmentos, período em que foi promovido o primeiro Feirão de Vagas do Sine. O evento atingiu taxa de mais de 30% de contratação entre os candidatos encaminhados.

“Timóteo vive um ciclo muito positivo na geração de empregos, e isso é resultado de planejamento e aproximação com o setor produtivo. Reestruturamos o Sine, criamos ferramentas para facilitar o diálogo com as empresas, fortalecemos a qualificação profissional e ampliamos as oportunidades para quem busca uma vaga no mercado. Os números confirmam que estamos no rumo certo e que a cidade avança com desenvolvimento, renda e mais dignidade para a nossa população”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Itaercio Marinho.

“O sucesso do Sine Timóteo também está diretamente ligado às parcerias consolidadas com empresas da região. Organizações como Sankyu, AMMAS Psicologia Aplicada, Convaço e Reframax, além de empresas de recursos humanos e indústrias locais, que procuraram o Sine para cadastrar vagas, realizar triagens e promover processos seletivos conjuntos”, aponta o governo.

Para fortalecer ainda mais esse ambiente favorável, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico implantou a Sala de Coworking Municipal, um espaço gratuito disponível para empresas, organizações sociais e profissionais autônomos. O ambiente tem sido utilizado para reuniões, treinamentos e entrevistas, tornando-se um ponto estratégico para otimizar os processos seletivos e qualificar ainda mais a intermediação de mão de obra.

A administração também destaca que tem ampliado os investimentos em qualificação profissional. Em parceria com o programa estadual MinasForma e a Sedese, foram ofertadas duas turmas do curso de Eletricista Industrial no Senai Timóteo, totalizando 50 alunos. Para abril de 2026, já estão confirmadas três novas turmas, com 30 alunos cada, em parceria com o Senac, nos cursos de Auxiliar de Cozinha, Técnicas Básicas para Garçom e Técnicas Básicas para Camareiro, formações estratégicas para os setores de turismo, gastronomia e serviços.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário