18 de novembro, de 2025 | 15:30
Romance conta a história de Guido Marliére e etnias indígenas do rio Doce
Divulgação
''O Grande Capitão das Terras Proibidas'' narra a saga do militar francês para evitar o extermínio indígena na guerra decretada por Dom João VI
O jornalista Fernando Benedito Júnior está lançando o romance O Grande Capitão das Terras Proibidas”, que narra a história do militar francês Guido Marliére (1767-1836) e sua relação com indígenas das várias etnias que habitavam as margens setentrional e meridional do rio Doce, em Minas Gerais, no início do século XIX.
''O Grande Capitão das Terras Proibidas'' narra a saga do militar francês para evitar o extermínio indígena na guerra decretada por Dom João VI O rio Doce, além das catástrofes ambientais, foi cenário de uma das maiores tragédias humanas da história do Brasil: o extermínio indígena a partir da guerra ofensiva iniciada por Dom João VI, em 1808. Sem paridade de armas, o conflito se utilizava de emboscadas, táticas de extermínio em massa, traições e engodos para eliminar os nativos, que o jargão colonial denominou de Botocudos, e os indígenas de Aymorés”, conta o autor.
Intrigas e perfídias
Conforme Benedito, é neste contexto que o tenente Guido Thomaz Marliére, mais tarde nomeado Capitão, Diretor Geral dos Índios e Comandante das Divisões Militares do Rio Doce, se interpõe no conflito entre brancos e indígenas, tomando o partido dos nativos e despertando a ira dos colonizadores. Guido tinha um projeto de aldeamento e civilização, inspirado em conceitos humanistas e iluministas, que confrontava as táticas bélicas dos colonizadores portugueses. Sua rápida ascensão na carreira militar em Vila Rica e a nomeação como Diretor Geral dos Índios e Comandante das Divisões Militares despertaram o ódio de seus inimigos e detratores, que o denunciaram por enriquecimento ilícito, apoio aos levantes indígenas, espionagem em favor de Napoleão Bonaparte e alta traição”, detalha.
Depois de preso, julgado e absolvido no Rio de Janeiro, Marliére volta a Minas e se embrenha nas selvas do rio Doce, em sua empreitada civilizatória junto aos nativos das etnias Xopotó, Coroados, Puris, Pataxós, Nanuques, Krenaks, Zamplans e várias outras que viviam às margens do rio Doce.
Legado histórico
O Capitão Nherame, Grande Capitão ou Velho Capitão, no tratamento que lhe dispensavam os indígenas, por causa dos cabelos brancos, comandou as Divisões Militares até 1827. Durante este período contribuiu para a fundação da usina siderúrgica de seu conterrâneo João Monlevade, escreveu inúmeras crônicas e artigos, colaborou com grandes naturalistas, cientistas, etnólogos e pesquisadores estrangeiros que o visitavam. Também, empreendeu inúmeras viagens exploratórias para estudar a navegabilidade do rio Doce e foi o responsável direto ou indireto pelo surgimento de diversas cidades, a partir dos quartéis das Divisões Militares ao longo do rio Doce em direção ao mar, à Zona da Mata e a outras regiões de Minas.
Polifonia
Segundo Fernando Benedito, O Grande Capitão das Terras Proibidas” é um romance escrito a muitas vozes. É o que tenho chamado de uma obra polifônica, que busca narrar a história a partir do ponto de vista do autor, mas também e principalmente dos indígenas; do próprio Guido Marliére, que legou um vasto material; dos viajantes europeus e colonizadores”, finaliza o autor.
Sobre o autor
Fernando Benedito Júnior, mineiro, é jornalista e autor do romance O Laço Húngaro” (Prêmio BDMG de Literatura), sobre a passagem da Coluna Prestes em Minas Gerais, e dos romances Relata Refero” e Entre Paralelos e Meridianos”. Organizou e editou o ensaio Notícias do Sertão do Rio Doce”, que reúne textos de Guido Marliére sobre sua vivência com as diversas etnias indígenas de Minas no início do século XIX.
SERVIÇO
Livro: O Grande Capitão das Terras Proibidas”, de Fernando Benedito Jr.
Gênero: Romance, 260 páginas
Editora: Clube de Autores
https://clubedeautores.com.br/livro/o-grande-capitao-das-terras-proibidas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











