19 de novembro, de 2025 | 08:40
Praça do Itamarati recebe roda de capoeira aberta ao público nesta quinta-feira
Enviada ao Diário do Aço
Roda será conduzida no formato tradicional da capoeira, com música ao vivo, canto coletivo e ginga de alunos
Roda será conduzida no formato tradicional da capoeira, com música ao vivo, canto coletivo e ginga de alunosO Parque Esportivo Pedro Ferreira Maciel, a Praça do Itamarati, no Bethânia, em Ipatinga, receberá nesta quinta-feira (20), às 19h30, uma roda oficial do Dia da Consciência Negra conduzida pela Associação de Inclusão Desporto e Educação (Aidê). A iniciativa é uma parceria com o projeto Lutando pela Vida e a escola Abadá-Capoeira. Além das escolas, a iniciativa também circula por espaços comunitários ao longo do mês. Todos podem apreciar.
O presidente da Aidê, Ezequiel Batista dos Reis, pontuou ao Diário do Aço que a roda será aberta ao público e conduzida no formato tradicional da capoeira, reunindo música ao vivo, canto coletivo e a ginga de alunos, instrutores e convidados.
O toque será formado por berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e cuia, compondo a identidade musical da Capoeira Abadá. A vivência faz parte do ritual clássico da modalidade, com cantigas, corridos, jogos e expressões culturais que aproximam arte, educação e cidadania”, afirmou.
Ele também acrescentou ao jornal que, por se tratar do Dia da Consciência Negra, haverá também um momento de reflexão sobre ancestralidade, identidade e a capoeira como patrimônio imaterial e instrumento histórico de resistência da população negra no Brasil.
A proposta é fortalecer, por meio da arte, um olhar educativo e comunitário sobre a valorização da cultura afro-brasileira”, concluiu.
20 de novembro
A abrangência nacional do Dia da Consciência Negra foi determinada pela Lei 14.759/2023. Há dois anos, o dia 20 de novembro foi oficialmente decretado como feriado nacional com a sanção desta lei. A definição teve como objetivo relembrar a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, ampliando a conscientização sobre a igualdade racial. Para marcar este dia, são feitas diversas atividades que valorizam a cultura afro-brasileira em todo o país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















