18 de novembro, de 2025 | 19:00
Hospital Márcio Cunha faz cirurgia inédita no Leste de Minas
A equipe de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha (HMC) fez um procedimento inédito no Leste de Minas, marcando um avanço na oferta de tratamentos de alta complexidade. A cirurgia foi realizada no paciente Evando de Barros Mendes, de 61 anos, portador de um aneurisma de aorta abdominal - uma condição grave que exige precisão e tecnologia de ponta. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19), pela assessoria da Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do HMC.
Cirurgião vascular do HMC, Leonardo Augusto DÁvila explica que o caso representou um marco na trajetória da equipe. Esse é um momento histórico para nós. Há cerca de anos, iniciamos esse projeto na cirurgia vascular com o objetivo de trazer para a região o que há de mais moderno em tecnologia. Não queremos deixar o avanço da medicina passar por nós - queremos estar na linha de frente, oferecendo o melhor para os nossos pacientes”, destacou o médico.
O procedimento, dia 8 de novembro, foi necessário devido à presença de um colo hostil”, uma angulação na aorta que dificulta a colocação da prótese. Para superar esse desafio, foi utilizada a técnica endoâncora, que permite uma sutura endovascular - um método que, nas palavras do médido Leonardo, é como costurar a aorta por dentro”.
Evando de Barros: "Estou muito agradecido à equipe de Cirurgia Vascular do HMC e me sentindo muito bem após a cirurgia"Cirurgião vascular convidado e referência na técnica em Minas Gerais, Gabriel Mazoni também participou da cirurgia. A endoâncora funciona como um aparafusamento da prótese na parede da artéria. Isso impede que ela se desloque ou que ocorra vazamento de sangue entre a prótese e o vaso. Em casos como o do paciente Evando, essa técnica é fundamental para garantir resultados mais duradouros, reduzir riscos e evitar novos procedimentos”, explicou o especialista.
Paciente em recuperação
Recuperando-se bem após o procedimento, o paciente expressou sua gratidão à equipe: Estou muito agradecido à equipe de Cirurgia Vascular do HMC e me sentindo muito bem após a cirurgia”, afirmou Evando.A realização desse procedimento reforça o compromisso do Hospital Márcio Cunha com a inovação, a excelência técnica e o cuidado integral com o paciente, consolidando sua posição como referência em saúde no Leste de Minas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Gildázio Garcia Vitor
19 de novembro, 2025 | 08:43Caríssimo Caríssimo Cassio, que diferença faz se foi pelo SUS ou pelo plano? Isso é preocupação do gado bolsominico.
O objetivo da matéria é informar da importantíssima cirurgia realizada por médicos do Vale do Aço e no HMC.”
Cassio Grigorio Vargas
19 de novembro, 2025 | 07:20Foi pelo SUS ou pelo plano de saúde ?”
Elias Severino de Freitas
19 de novembro, 2025 | 07:12Eu á Deus todos os dias por colocar em vida o doutor Leonardo e toda a sua equipe. Sou um privilegiado por ter sido operado por ele e sua equipe de um aneurisma torácica de aorta e aorta ascendente. Obrigado doutor Leonardo e equipe por fazer parte da continuação da minha vida. Deus abençoe sempre vcs todos ? ?”