20 de novembro, de 2025 | 10:00
Prefeito de Antônio Dias cobra implementação de horário noturno do Trem de Passageiros no município
O prefeito de Antônio Dias, Élcio de Almeida Ataíde, encaminhou ofício à Vale pedindo a inclusão do município nos horários do Trem de Passageiros noturno. Além de Antônio Dias, ficaram de fora das paradas do trem as estações das cidades de João Monlevade, Timóteo, Periquito, Ipaba e São Tomé do Rio Doce, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.
A operação do Trem de Passageiros noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que conecta os estados de Minas Gerais e Espírito Santo em um trajeto de 664 km, será iniciada a partir do dia 1º de janeiro de 2026. O novo horário será válido para o período de férias e abrange, além do primeiro mês do ano, julho e dezembro. A venda dos bilhetes foi aberta nesta quinta-feira (20).
No ofício, o prefeito destacou que a população tinha expectativa que o novo horário de circulação fosse implementado, uma vez que a linha férrea que corta o território se tornou uma das marcas do município, já que, por ela, chegam passageiros, progresso, mercadorias, empregos e diversos outros recursos.
Em consulta ao site oficial da Vale, vimos que os pontos mais próximos à atender os usuários antonio-dienses estão localizados em Nova Era e Ipatinga, ambos demandando mais de uma hora de deslocamento, partindo do centro de nossa sede até eles. Assim, como forma de elucidar o cenário àqueles que pretendiam fazer uso do novo serviço ofertado, questionamos esta companhia quais as razões pela não disponibilização de parada da composição no horário noturno em Antônio Dias”, indagou.
Mobilização
Em um vídeo publicado quarta-feira (19), o prefeito de Antônio Dias clama o apelo da comunidade, da imprensa e de demais prefeitos, Élcio pontuou que um fato como esse estremece a relação de Antônio Dias com a Vale, visto que o município foi onde a companhia implantou seu primeiro escritório. Ficamos com o barulho, com a buzina, com a sujeira do minério, então também queremos ficar com o bônus quando ele vem”, alegou.
O prefeito também solicitou no documento que sejam informadas medidas cabíveis para a devida implementação do serviço. Entendemos ser a demanda plenamente executável, uma vez que o tempo de parada seria ínfimo, não comprometendo o bom andamento da viagem, sendo ainda uma excelente maneira de ampliar o acesso a um meio de transporte seguro, confiável, de ótimo custo e conforto”, concluiu.
Além de Antônio Dias ficarão sem embarque noturno na região as seguintes estações: João Monlevade, Timóteo, Ipaba, Belo Oriente, Periquito/Pedra Corrida.
Prefeito de Antônio Dias cobra implementação de horário noturno do Trem de Passageiros no município. Clique aqui e saiba mais 👉 https://t.co/FYlu7AVkA3 via @portaldiariodoaco pic.twitter.com/2mCmV7XcQ6
— Diário do Aço (@portaldiarioaco) November 20, 2025
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















