21 de novembro, de 2025 | 09:15
Unileste recebe referência indígena em defesa ambiental para abertura da SICEX 2025
AAG GERUTUKUNA/Divulgação
Líder da comunidade Gerú Tukunã, Cacique Bayara Pataxó fala sobre a conexão entre cultura indígena e preservação do meio ambiente
Líder da comunidade Gerú Tukunã, Cacique Bayara Pataxó fala sobre a conexão entre cultura indígena e preservação do meio ambienteO Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) recebe, no dia 24 de novembro (próxima segunda-feira), o Cacique Bayara Pataxó referência nacional na defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos originários e a educadora indígena Natália Braz para a palestra Saberes Ancestrais e a Luta pela Sustentabilidade”.
Bayara é uma das lideranças atuantes da Comunidade Pataxó Geru Tucunã, localizada em Açucena, no Vale do Rio Doce, no Parque Estadual do Rio Corrente. Em dezembro de 2024, integrou a comitiva do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que esteve em Londres para acompanhar o início do julgamento contra as empresas responsáveis pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), ocorrido em 2015.
A palestra será realizada às 19h, no Teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano, como parte da programação da 26ª Semana de Iniciação Científica e 17ª Semana de Extensão (SICEX) do Unileste, informa a instituição de ensino.
SICEX
A SICEX é o maior evento acadêmico do Unileste, reunindo centenas de pesquisas e projetos de extensão. Com o tema Ecologia Integral e Saberes Plurais: Diálogos para um Futuro Ético e Sustentável”, a edição 2025 será realizada de 24 a 28 de novembro nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga.
O evento contará ainda com a participação da Usiminas e Aperam, que integram as atividades formativas propostas; com as celebrações pelos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda e discussão sobre a COP30, além de uma variedade de palestras, oficinas, minicursos e apresentações de pesquisas que envolvem todas as áreas acadêmicas do Unileste, ampliando o diálogo interdisciplinar sobre temas contemporâneos, especialmente aqueles relacionados aos desafios socioambientais do século XXI. A programação completa está disponível no site unileste.edu.br.
Para o coordenador de Iniciação Científica e Extensão do Unileste, Marcos Vinícius Rodrigues, iniciar a SICEX com a presença de Bayara Pataxó e Natália Braz reafirma o compromisso institucional com a valorização dos saberes plurais. A Ecologia Integral nos exige reconhecer que a sustentabilidade do planeta está intrinsecamente ligada ao respeito à diversidade cultural e aos conhecimentos dos povos originários”, afirma. Ele destaca ainda a importância do diálogo autêntico: Ao abrir nosso evento com essa potente discussão sobre Saberes Ancestrais, reafirmamos nosso compromisso com a construção coletiva do conhecimento. Não estamos apenas trazendo especialistas para falar sobre os povos indígenas; estamos criando um espaço de troca genuína. Esta é a essência de uma extensão universitária relevante: aprender com aqueles que há séculos praticam a sustentabilidade como modo de vida”, finaliza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















