21 de novembro, de 2025 | 17:45
Mostra cultural revela Ipatinga no mapa da educação integral do MEC
Divulgação/PMI
Cidade é reconhecida como referência em experiências inspiradoras: apresentações culturais celebram a inclusão
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebra a inclusão do município na plataforma Experiências Inspiradoras de Educação Integral”, do Ministério da Educação. O projeto Além dos Muros da Escola”, implantado desde 2023 nas unidades de jornada ampliada, foi selecionado entre centenas de iniciativas do país por sua excelência nos eixos Aprendizagens, Participação Social e Território Educativo.
Cidade é reconhecida como referência em experiências inspiradoras: apresentações culturais celebram a inclusãoAo levar a educação para praças, quadras, ruas e centros comunitários, conectando escola e comunidade, Ipatinga rompe com o modelo tradicional e promove o desenvolvimento integral dos alunos nas dimensões cognitiva, emocional, social, cultural e política, com maior protagonismo estudantil. Esse reconhecimento nacional concede visibilidade à prática local, posiciona Ipatinga como referência para redes de ensino de todo o Brasil e abre caminhos para novas parcerias, recursos e apoio técnico do MEC.
Mais que um selo de qualidade, trata-se da confirmação de que a Educação Integral do município está no rumo certo: viva, conectada à realidade das crianças e jovens e construída coletivamente. Esse marco será celebrado na Mostra Cultural Projeto Além dos Muros da Escola”, quando os estudantes mostrarão ao público os frutos de um ano inteiro de aprendizado, criatividade e superação.
Apresentações
A Mostra Cultural será realizada com duas apresentações, no teatro do Centro Cultural Usiminas: na próxima segunda-feira (24) e em 1º de dezembro, sempre das 18h às 20h30. É a oportunidade de conferir o resultado de um ano inteiro de aprendizado, criatividade e superação.
No palco, os próprios alunos de 21 escolas participantes comandam o espetáculo com números de teatro, dança, música, poesia, exposições de artes visuais e produções literárias criadas por eles mesmos ao longo de 2025. É a coroação do projeto Além dos Muros da Escola”, que leva a Educação Integral para além da sala de aula, oferecendo oficinas de robótica, xadrez, lutas, empreendedorismo, educação ambiental, música, dança e muito mais, sempre com equipes multiprofissionais.
Qualidade
Muitas crianças e adolescentes chegam tímidos nos projetos e saem gigantes. Em poucos meses, revelam talentos que nem eles mesmos sabiam que tinham. Essa Mostra Cultural é a prova de que a educação pública de qualidade transforma vidas”, declarou a secretária de Educação, Fernanda Reis.
A Educação Integral em Ipatinga hoje acontece nas escolas e em cinco polos de referência: Polo 7 de Outubro (Veneza), Cenam Hebert de Souza (Novo Cruzeiro), Usipa (Horto), Escola do Futuro (Jardim Panorama) e UCEPAI (Forquilha). Além de ampliar o desenvolvimento cognitivo, a modalidade de ensino oferece ganhos emocionais, sociais, culturais e físicos, além de representar segurança e tranquilidade para centenas de famílias que contam com o horário estendido. Os espetáculos serão transmitidos ao vivo no YouTube, pelo canal Educação Ipatinga”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













