CÂmara de Ipatinga 728x90

21 de novembro, de 2025 | 17:45

Mostra cultural revela Ipatinga no mapa da educação integral do MEC

Divulgação/PMI
Cidade é reconhecida como referência em experiências inspiradoras: apresentações culturais celebram a inclusãoCidade é reconhecida como referência em experiências inspiradoras: apresentações culturais celebram a inclusão
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebra a inclusão do município na plataforma “Experiências Inspiradoras de Educação Integral”, do Ministério da Educação. O projeto “Além dos Muros da Escola”, implantado desde 2023 nas unidades de jornada ampliada, foi selecionado entre centenas de iniciativas do país por sua excelência nos eixos Aprendizagens, Participação Social e Território Educativo.

Ao levar a educação para praças, quadras, ruas e centros comunitários, conectando escola e comunidade, Ipatinga rompe com o modelo tradicional e promove o desenvolvimento integral dos alunos nas dimensões cognitiva, emocional, social, cultural e política, com maior protagonismo estudantil. Esse reconhecimento nacional concede visibilidade à prática local, posiciona Ipatinga como referência para redes de ensino de todo o Brasil e abre caminhos para novas parcerias, recursos e apoio técnico do MEC.

Mais que um selo de qualidade, trata-se da confirmação de que a Educação Integral do município está no rumo certo: viva, conectada à realidade das crianças e jovens e construída coletivamente. Esse marco será celebrado na Mostra Cultural “Projeto Além dos Muros da Escola”, quando os estudantes mostrarão ao público os frutos de um ano inteiro de aprendizado, criatividade e superação.

Apresentações
A Mostra Cultural será realizada com duas apresentações, no teatro do Centro Cultural Usiminas: na próxima segunda-feira (24) e em 1º de dezembro, sempre das 18h às 20h30. É a oportunidade de conferir o resultado de um ano inteiro de aprendizado, criatividade e superação.

No palco, os próprios alunos de 21 escolas participantes comandam o espetáculo com números de teatro, dança, música, poesia, exposições de artes visuais e produções literárias criadas por eles mesmos ao longo de 2025. É a coroação do projeto “Além dos Muros da Escola”, que leva a Educação Integral para além da sala de aula, oferecendo oficinas de robótica, xadrez, lutas, empreendedorismo, educação ambiental, música, dança e muito mais, sempre com equipes multiprofissionais.

Qualidade
“Muitas crianças e adolescentes chegam tímidos nos projetos e saem gigantes. Em poucos meses, revelam talentos que nem eles mesmos sabiam que tinham. Essa Mostra Cultural é a prova de que a educação pública de qualidade transforma vidas”, declarou a secretária de Educação, Fernanda Reis.

A Educação Integral em Ipatinga hoje acontece nas escolas e em cinco polos de referência: Polo 7 de Outubro (Veneza), Cenam Hebert de Souza (Novo Cruzeiro), Usipa (Horto), Escola do Futuro (Jardim Panorama) e UCEPAI (Forquilha). Além de ampliar o desenvolvimento cognitivo, a modalidade de ensino oferece ganhos emocionais, sociais, culturais e físicos, além de representar segurança e tranquilidade para centenas de famílias que contam com o horário estendido. Os espetáculos serão transmitidos ao vivo no YouTube, pelo canal “Educação Ipatinga”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário