23 de novembro, de 2025 | 09:00

PM de Meio Ambiente resgata cachorro trancado em carro sob forte calor no Perd e prende responsável

Divulgação
Cãozinho foi deixado num veículo Fiat Strada estacionado na área de camping do parqueCãozinho foi deixado num veículo Fiat Strada estacionado na área de camping do parque

A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou, na tarde deste sábado (22), um cachorro que havia sido deixado preso dentro de um veículo sob sol intenso no Parque Estadual do Rio Doce (Perd). O responsável pelo animal foi detido em flagrante por maus-tratos.

Durante operação de fiscalização no parque, os militares localizaram o veículo Fiat Strada estacionado na área de camping do parque. No interior, o cachorro foi encontrado sem água, visivelmente estressado e ofegante devido ao calor, informou a PM de Meio Ambiente.

O motorista do veículo, que não estava no local no momento da abordagem, foi localizado na lagoa do parque minutos depois, acompanhado de duas adolescentes. O homem alegou inicialmente ter encontrado o animal na rua e que o deixara no carro “por pouco tempo”, mas seu relato apresentou inconsistências. As menores de idade afirmaram que o cachorro era delas e que não havia sido encontrado naquele dia.

Divulgação
Policiais viram o cachorro ofegante dentro do carroPoliciais viram o cachorro ofegante dentro do carro
Funcionários do parque relataram que o autor já havia sido advertido sobre a proibição de entrada de animais domésticos em unidades de conservação, regulamentada pela Portaria IEF nº 173/2013. Mesmo assim, o suspeito descumpriu a norma e ingressou clandestinamente com o cão no Perd.

Diante do flagrante de maus-tratos - já que o animal permaneceu preso em ambiente abafado, sem água e sob temperaturas elevadas - o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Polícia Civil. O veículo utilizado na prática da infração foi removido ao pátio credenciado.

As adolescentes foram acompanhadas pela PM até o distrito de Cava Grande, em Marliéria, onde ficaram sob responsabilidade da mãe. O cachorro foi entregue à mãe das meninas, na condição de fiel depositária.

A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que animais domésticos são proibidos em unidades de conservação e alerta que manter animais presos em veículos sob calor representa grave risco à saúde e configura crime de maus-tratos, conforme a legislação vigente.


>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp

>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Du Vale

23 de novembro, 2025 | 11:03

“Vacilão
Aposto que é metido a bravo.”

Envie seu Comentário