CÂmara de Ipatinga 728x90

27 de novembro, de 2025 | 08:40

Dia Nacional do Técnico de Segurança: quando a saúde do trabalhador é prioridade

Google Maps
Unidade especializada em saúde do trabalhador que oferece atendimento, suporte técnico e ações de promoção e prevenção à saúde para trabalhadores da regiãoUnidade especializada em saúde do trabalhador que oferece atendimento, suporte técnico e ações de promoção e prevenção à saúde para trabalhadores da região

Dani Roque – Estagiária sob supervisão

Nesta quinta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional que cuida da saúde ocupacional de trabalhadores em diversos setores. O técnico é responsável por inspecionar ambientes de trabalho para identificar possíveis riscos de acidentes, elaborar programas de prevenção, promover treinamentos e realizar análises de ocorrências. Esse profissional também exerce a supervisão e a indicação de equipamentos de proteção (individual e coletiva), além de ser a ponte de comunicação entre trabalhadores e a empresa, garantindo a conformidade com a legislação e promovendo um ambiente seguro.

Para explicar ao leitor a importância da atividade do profissional, o Diário do Aço entrevistou um técnico em segurança do trabalho que explica a importância da data. “Por muitos anos, nossa atuação foi entendida de forma equivocada e até subestimada. Hoje, porém, vemos mudanças significativas: a sociedade compreende melhor nosso papel, nossa responsabilidade e o quanto contribuímos para a preservação da vida e para a segurança nos ambientes de trabalho. Esta data simboliza cada passo dado, cada desafio enfrentado e toda a evolução da nossa profissão”, afirmou Alexandre Vieira, que atua há mais de 20 anos na área.

O técnico também explica quais são as principais doenças ocupacionais mais recorrentes atualmente. “Hoje, as mais comuns são estresse, crises de ansiedade e outros transtornos frequentemente relacionados ao ambiente de trabalho. Isso pode ser causado por excesso de demanda, pressão constante, liderança autoritária, gritos, humilhações ou situações em que colaboradores são expostos e chamados atenção na frente de todos”, explicou.
Enviada ao Diário do Aço
Alexandre Vieira atua como técnico em Segurança do Trabalho há mais de 20 anosAlexandre Vieira atua como técnico em Segurança do Trabalho há mais de 20 anos


Conforme Alexandre, as ações dos técnicos de Segurança do Trabalho vão além da fiscalização de EPIs e procedimentos e envolvem acolhimento e atenção ao bem-estar dos colaboradores. Ao perceber mudanças de comportamento, os técnicos oferecem apoio e orientação, criando confiança e abrindo espaço para prevenir doenças ocupacionais, tanto físicas (como perda auditiva e doenças pulmonares) quanto mentais (estresse, ansiedade e burnout). “A missão é proteger vidas de forma integral, cuidando do físico e do emocional por meio de treinamentos, diálogos de segurança e práticas constantes de prevenção”, destacou Alexandre.

Em Ipatinga
O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ipatinga é uma unidade especializada em saúde do trabalhador que oferece atendimento, suporte técnico e ações de promoção e prevenção à saúde para trabalhadores da região. Está localizado na rua Joaquim Nabuco, 317, Cidade Nobre, contato (31) 3829-8581.

“Hoje, a especialidade de Medicina do Trabalho, junto com toda a equipe de Saúde Ocupacional, realiza avaliações muito mais precisas em relação às doenças ocupacionais. Os profissionais estão mais preparados, os exames são mais assertivos e a tecnologia, aliada a essas novas abordagens, tem feito uma grande diferença no diagnóstico, no acompanhamento e na prevenção. Esse avanço contribui diretamente para identificar doenças mais cedo, agir com mais eficácia e proteger de forma ainda mais completa a saúde dos trabalhadores”, concluiu o técnico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alexandre Vieira

27 de novembro, 2025 | 09:42

“Fiquei feliz em poder contribuir com essa reportagem, estou sempre a disposição se precisarem.”

Envie seu Comentário