27 de novembro, de 2025 | 07:42

Operação da PF mira o tráfico de migrantes nos vales, do Aço e Rio Doce


A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27/11), a Operação Asylum, destinada a desarticular um grupo criminoso especializado na produção de documentos falsos utilizados no envio ilegal de migrantes para o exterior. Membros da organização criminosa em Ipatinga foram avo da operação.

Conforme a Polícia Federal, a ação é um desdobramento da Operação Trinta Réis (2022), que investigou crimes de promoção de migração ilegal no Vale do Rio Doce. A análise do smartphone do principal suspeito investigado revelou boletins de ocorrência supostamente falsos, produzidos para facilitar a entrada irregular de migrantes nos Estados Unidos pela fronteira com o México.

As investigações indicaram que um contrabandista de pessoas do Vale do Aço, com a participação de um agente público corrompido, obtinha boletins de ocorrência por ameaça, ideologicamente falsos, para evitar a deportação dos migrantes no país de destino.

Foram identificados pelo menos 65 migrantes enviados ao exterior com o uso desses documentos fraudulentos. Diante das evidências, a Justiça Federal em Governador Valadares expediu três mandados de busca e apreensão — nas cidades de Ipatinga e Tarumirim (MG) e Novo Repartimento (PA) - visando obter novas provas e apreender instrumentos utilizados nos crimes. Também foi determinado o sequestro de bens e valores até o limite de R$ 263.464,25.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inserção de dados falsos em sistema de informação, falsidade ideológica e corrupção passiva, entre outros que possam ser identificados no decorrer da investigação. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)

Já publicado:
▪️ Organização criminosa que vendia ''sonho americano'' por R$ 60 mil no Vale do Aço é alvo de operação da Polícia Federal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário