29 de novembro, de 2025 | 07:00

Palmeiras e Flamengo buscam o tetra da Libertadores

Cesar Greco/Palmeiras
As duas equipes brasileiras se enfrentam neste sábado em Lima, no PeruAs duas equipes brasileiras se enfrentam neste sábado em Lima, no Peru

Neste sábado (29), às 18h, Palmeiras e Flamengo disputam no Monumental de Lima, no Peru, a finalíssima da Copa Libertadores. Os dois melhores e mais poderosos clubes do Brasil e da América do Sul vão atrás do quarto título na competição e do posto de maior campeão brasileiro do torneio. O duelo será transmitido por: Globo (TV aberta), ESPN (TV fechada), Ge TV, Disney+ e Paramount+ (streaming).

Esta final será a sétima da história entre duas equipes do Brasil e, por isso mesmo, independentemente do resultado, o país já empatou com a Argentina em número de títulos, 25 para cada lado. Além disso, este será o sétimo título seguido de um clube brasileiro, a última vez que uma equipe de outra nação ganhou a Liberta foi em 2018, quando o River Plate venceu seu grande rival Boca Juniors no Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha.

O Flamengo foi campeão em 1981, 2019 e 2022; já o Palmeiras conquistou o troféu mais cobiçado do continente em 1999, 2020 e 2021. A equipe que for campeã neste fim de semana vai desbancar São Paulo, Grêmio e Santos, com três conquistas cada, como maior vencedora do Brasil.

Times
Pelo lado do Flamengo, o grande desfalque é o atacante Pedro. Embora pudesse atuar após consolidada a fratura no braço, o jogador sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e está fora da final. Seu possível substituto, Plata, também não poderá entrar em campo pois cumpre suspensão.

A grande dúvida é se o zagueiro Léo Ortiz começa ou não entre os 11. Ele sofreu um estiramento no tornozelo direito e desfalcou o time nas últimas partidas. Ultimamente vem treinando normalmente com os companheiros e fica a expectativa se ele tem condições de jogar ou não.

Com os atletas à disposição, o técnico Filipe Luís deve repetir o time que vem atuando recentemente: Rossi; Varela, Danilo (Léo Ortiz), Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Bruno Henrique.

Se pelo lado rubro-negro é provável a repetição do time que está a poucos pontos de se tornar campeão brasileiro, do outro é difícil prever como será a escalação do Palmeiras, que vem de péssimos resultados e está praticamente fora da briga no Brasileirão.

É possível que Abel Ferreira faça mudanças no meio de campo, já que o trabalho dos volantes, principalmente, não vem agradando. Outra dúvida é em relação ao goleiro. Weverton não entra em campo desde outubro, quando machucou a mão direita. Desde então, Carlos Miguel vem sendo o titular, mesmo que Weverton já tenha se recuperado da lesão. Pelo ritmo de jogo, é provável que Carlos Miguel continue no time.

Assim, o Palmeiras deve tentar o título jogando com Carlos Miguel, Khellven, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Fuchs, Allan, Andreas Pereira, Maurício; Vitor Roque e Flaco López.

Em caso de empate, a decisão irá para a prorrogação. Permanecendo a igualdade, o campeão será conhecido nos pênaltis.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário