29 de novembro, de 2025 | 06:00

Ufop inicia atividades em Ipatinga em 2026; Celinho Sintrocel destaca ''vitória histórica'' para o Vale do Aço

Ramon Bitencourt
Para o deputado estadual Celinho Sintrocel, articulador do projeto, a instalação da unidade representa ''uma das maiores vitórias educacionais da história do Vale do Aço''Para o deputado estadual Celinho Sintrocel, articulador do projeto, a instalação da unidade representa ''uma das maiores vitórias educacionais da história do Vale do Aço''

O campus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) em Ipatinga iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2026, com oferta inicial de 100 vagas no curso de Pedagogia. Para o deputado estadual Celinho Sintrocel, articulador do projeto, a instalação da unidade representa “uma das maiores vitórias educacionais da história do Vale do Aço”.

Segundo o parlamentar, a chegada da Ufop simboliza “a abertura de novas oportunidades para a juventude da região” e consolida uma reivindicação de décadas. Ele destacou que o Campus Ipatinga integra o plano nacional de expansão das universidades federais e recebeu R$ 60 milhões do PAC-Educação para obras, equipamentos e estruturação.

As aulas serão ministradas na Rua Graciliano Ramos, nº 719, no bairro Cidade Nobre, em prédio cedido pela Prefeitura de Ipatinga. As vagas serão disponibilizadas no Sisu após a divulgação das notas do Enem 2025. O planejamento da universidade prevê ainda a criação do curso de Direito no segundo semestre de 2026 e, em etapas posteriores, cursos na área da saúde, incluindo Medicina e residência médica.

Celinho Sintrocel, coordenador da Frente Parlamentar pela Universidade Federal no Vale do Aço, acompanhou todas as etapas do processo, desde reuniões com a reitoria até audiências públicas. “Para mim, a instalação da Ufop-Ipatinga traz um sentimento de dever cumprido”, afirmou.

Com a abertura do campus, a região passa a contar com sua primeira instituição federal de ensino superior, ampliando o acesso de estudantes de Ipatinga e cidades vizinhas e impulsionando o desenvolvimento educacional, econômico e social do Vale do Aço.

Leia também:
-UFOP é autorizada pelo MEC a iniciar atividades em Ipatinga no primeiro semestre de 2026
-Cursos na UFOP Ipatinga terão início em abril, afirma deputado
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário