CÂmara de Ipatinga 728x90

03 de dezembro, de 2025 | 16:51

Mesário, função essencial no desenrolar dos jogos oficiais

Waldecy Castro
Luiz Antônio é um dos exemplos de dedicação à beira do gramado na espinhosa missão de delegado de jogos Luiz Antônio é um dos exemplos de dedicação à beira do gramado na espinhosa missão de delegado de jogos

Não muito notados pelo público ao longo das partidas, os chamados “delegados de jogos” são daqueles que trabalham intensamente à beira do gramado, desde antes da bola rolar até o encerramento da jornada. São responsáveis por coletar as assinaturas dos atletas, dirigentes e integrantes das comissões técnicas que estão aptos a atuarem nos jogos, conferir se estão em condições legais para aquele confronto, anotam as substituições e preparam um relatório minucioso de tudo que aconteceu ao longo daquele confronto em que atuou.

E, muitas das vezes, têm que “organizar” os bancos de suplentes e de comissões técnicas, habitualmente muito agitados enquanto o jogo se desenrola. Estão sempre em contato com a arbitragem, para terem sintonia no comando do espetáculo e no relato dos fatos.

Um desses eficientes mesários, ou delegado de jogo, que atua na Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) todos os fins de semana é Luiz Antônio Mendes, 33 anos, habitualmente escalado pelo diretor do departamento Ronaldo Careca para os nervosos confrontos decisivos. Sempre atento a cada detalhe, dá conta da função e recebe elogios, ainda que diversos integrantes de comissões técnicas o desafiem ao tentar quebrar as regras do bom andamento do espetáculo.

O “time” de Ronaldo Careca conta com dezenas de outros “delegados e delegadas de jogo”, todos muito importantes e eficientes para o desfecho de mais de uma dúzia de competições que a LDI comanda ao longo da temporada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário