07 de dezembro, de 2025 | 05:00

Curta Vitória a Minas conclui processo de imersão audiovisual

Divulgação/IMA
As autoras e os autores selecionados pelo concurso fizeram aulas de produção cinematográficaAs autoras e os autores selecionados pelo concurso fizeram aulas de produção cinematográfica
Os sete autores e autoras selecionados pelo concurso de histórias do Curta Vitória a Minas IV encerram, neste domingo (7), a imersão realizada no mundo do cinema, em Vitória (ES). Durante mais de duas semanas, a turma formada por moradores do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas estudou os fundamentos da linguagem audiovisual para a produção de filmes de curta-metragem.

A quarta edição do projeto reúne participantes das cidades de Ibiraçu e João Neiva, do Espírito Santo, e de Aimorés, Conselheiro Pena, Belo Oriente, João Monlevade e Nova Era, de Minas Gerais. Os participantes aprenderam com profissionais de cinema e TV noções básicas sobre roteiro, direção, direção de arte, produção, fotografia, som, montagem, finalização, mobilização comunitária e direitos autorais. As aulas foram realizadas em tempo integral, na sede do Instituto Marlin Azul, no bairro Jardim da Penha, na capital capixaba, combinando atividades expositivas e práticas, exercícios de sensibilização do olhar e da escuta, experimentações de um set de filmagem e muita troca de conhecimento.

A partir desta semana, os participantes irão retornar para suas cidades de origem com a missão de organizar a pré-produção das filmagens, mobilizar outros moradores para atividades técnicas e artísticas, escolher locações, preparar figurinos, buscar objetos de cena, organizar os personagens. Durante as filmagens, profissionais de fotografia, som e produção se juntarão aos autores e às equipes locais, para as etapas de montagem e finalização dos curtas-metragens. Depois de prontos, os filmes serão lançados em telonas de cinema montadas em ruas e praças, durante sessões gratuitas nas cidades envolvidas, e poderão participar de mostras e festivais de cinema.

O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário. Para conhecer os projetos, acesse: www.institutomarlinazul.org.br ou www.curtavitoriaaminas.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário