06 de dezembro, de 2025 | 11:03
Trabalhadores rejeitam proposta da Usiminas e Campanha Salarial continua
A maioria dos trabalhadores da Usiminas rejeitou a proposta da empresa referente à Campanha Salarial 2025/26 em assembleia, que ocorreu durante a sexta-feira (5). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa) em seu site oficial.
A siderúrgica propôs um reajuste salarial de 4,49% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e um reajuste no Vale Alimentação no valor de R$ 50, o que faria o benefício chegar a R$ 650. A diretoria do Sindipa cobra que, além do reajuste com base na inflação, haja um aumento real no salário dos metalúrgicos.
Conforme divulgado pelo sindicato, 1.308 funcionários votaram pela reprovação da proposta, 984 votaram pela aprovação, e 6 preferiram pela abstenção.
Na próxima semana vamos seguir ampliando a luta por nossas reivindicações, por aumento salarial para valer e no Vale-alimentação”, frisou o comunicado do sindicato.
Aperam
Em Timóteo, a Campanha Salarial também permanece aberta. Até o momento, a Aperam South America e o Metasita não chegaram a um acordo e as propostas apresentadas pela empresa ainda não foram levadas à assembleia.
Na próxima terça-feira (9), ocorre a 6ª rodada de negociação entre a empresa e o sindicato, a partir das 14h.
Leia também:
-Campanha Salarial: sindicato rejeita em mesa proposta de reajuste da Aperam
-Em nova reunião, Sindipa e Usiminas não chegam em acordo sobre a Campanha Salarial
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Metalúrgico Ferramenta Velha
11 de dezembro, 2025 | 21:56Usiminas firma falida a muitos anos trabalhei lá no tempo bom hoje em dia nem a pau depois que fui pra sampa meu amigo aqui qualquer soldador por pior que seja com ou sem experiência ganho 5.000 filhão tem aos montes firma aqui pega soldador no laço.”
Ozeias
09 de dezembro, 2025 | 06:12Enquanto trava a negociação salarial dos peões. a Oziminas torra dinheiro pagando "infuenciador" digital para divultar seus grandes feitos ambientais. O fato inegável é que o pó preto não acabou e o fedor de enxofre ontem à tarde no Cariru (avenida Japão, Consul), estava insuportável.”
Zé Doido
07 de dezembro, 2025 | 20:50Trabalhadores, a hora é agora, vocês estão com a faca e o queijo nas mãos, recusem as propostas da Usiminas, não aceitem esmolas, são vocês quem fazem a produção.
A Usiminas está nas mãos de vocês, ninguém quer trabalhar ali não, péssimos salários, péssimas condições de trabalho, pressão, assédio moral, enfim, nada de bom.
A hora é agora, não aceitem migalhas, vocês não merecem isso.
Quando a chefia vier com aquele papo até se você sair tem 10 pra entrar no seu lugar, é verdade, porém o problema é quem entrar ficar, sabemos que antigamente, realmente a usina tinha bons salários, vantagens e alguns benefícios, hoje quem tem menos de 20 anos, mal mal está fazendo pra comer e os novatos com menos de 5 anos de empresa está pagando pra trabalhar,
Não caia na pressão da Usiminas, sabemos que se melhorar vai melhorar pra todos até pra eles.
#SemGranaÉGrave #SemGranaÉGreve”
Cidadão de
07 de dezembro, 2025 | 10:18Acho interessante comentários de pessoas falando mau de uma grande empresa que é a usiminas. Conheço uma pessoa que saiu de lá, trabalhava na area de manutenção, tinha um bom salário. Foi trabalhar como moto táxi. (Assinou atestado de burrice)”
Laporte
07 de dezembro, 2025 | 07:03Doido é quem continua nessa empresa, ou por falta de chance de mudar ou por comodismo. Sai em 2016. Desde então vi recompensado significavemte meu esforço.”
Marley
06 de dezembro, 2025 | 18:02GREVE .!
Sempre a mesma ladainha e conversa fiada .
Não vai mudar nada ,enquanto nos funcionários, nos unirmos em busca de um acordo geral .
Daqui a pouco , as reuniões e as pressões começa e pronto . Aprova até sem aumento .
Quem lembra , uns anos , que nem aumento teve e nós trabalhamos de cabeça baixa .
Então , vamos trabalhar.”
Zé Doido
06 de dezembro, 2025 | 12:57ABSURDO & ABUSO
Essas empresas "cospem," bobinas e chapas de aço 24h por dia, seus trabalhadores dão o sangue e aí chega na hora da campanha salarial é essa safadeza, todo ano é a mesma coisa, sempre a mesma desculpa, produção baixa, custo alto, a empresa precisa continuar competitiva, blá blá blá blá blá, mas quando chega a época de pagar os dividendos aos acionistas a conversa muda completamente.
Os trabalhadores estão precisando é meter uma GREVE, daí essas empresas vão aprender a respeitar quem realmente faz acontecer.
#SemGranaÉGrave. #SemGranaÉGreve”