09 de dezembro, de 2025 | 15:00

Audiência pública debater hoje a regularização de edificações em Ipatinga

Divulgação
O evento será às 19h, no plenário da Câmara Municipal, em parceria com a Comissão de Urbanismo, Transportes, Trânsito e Meio Ambiente do LegislativoO evento será às 19h, no plenário da Câmara Municipal, em parceria com a Comissão de Urbanismo, Transportes, Trânsito e Meio Ambiente do Legislativo

A Câmara Municipal de Ipatinga promove nesta terça-feira (9) uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 273/2025, que trata da regularização de edificações irregulares ou não licenciadas. O encontro será realizado às 19h, no plenário da Câmara Municipal, por meio da Comissão de Urbanismo, Transportes, Trânsito e Meio Ambiente do Legislativo. Também participará da audiência a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

A proposta busca garantir meios para que imóveis já construídos, mas que não passaram pelo processo de aprovação municipal ou foram erguidos fora dos parâmetros legais, possam ser regularizados. O texto apresenta inovações como a gratuidade para edificações localizadas em áreas de regularização fundiária de interesse social e para unidades unifamiliares de pequeno porte.

Outro ponto de destaque é o esclarecimento sobre contrapartidas financeiras, aplicadas apenas quando houver necessidade de compensar infrações urbanísticas, como afastamentos ou ocupação acima do permitido. A legislação traz ainda uma solução para divergências antigas de alinhamento viário, permitindo a regularização de imóveis em situações consolidadas há mais de dez anos e que não sejam imputáveis ao proprietário.

A audiência pública tem como objetivo ampliar a transparência, esclarecer dúvidas da população e colher sugestões que possam contribuir para o aperfeiçoamento da lei.

Serviço:
Audiência Pública – Projeto de Lei nº 273/2025 (Regularização de Edificações)
Data: 9/12/2025.

Horário: 19h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Governo Pt 2

09 de dezembro, 2025 | 10:23

“A prefeitura querendo tomar dinheiro do cidadão.. igual ao nosso admirável governo federal..”

Envie seu Comentário