Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

10 de dezembro, de 2025 | 11:09

Intervenção do ''Projeto Longevidade'' recebe profissionais da saúde em Timóteo

Divulgação
O projeto é resultante da parceria do IBIS com o Ministério Avivar e visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população idosa de Timóteo, por meio da prática regular de atividades físicasO projeto é resultante da parceria do IBIS com o Ministério Avivar e visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população idosa de Timóteo, por meio da prática regular de atividades físicas

Viabilizado pelo Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS), em parceria com o Ministério Avivar, de Timóteo, o projeto Longevidade e Qualidade de Vida prepara ações especiais para os idosos atendidos no núcleo localizado no bairro Santa Cecília.

O projeto é resultante da parceria do IBIS com o Ministério Avivar e, segundo seus próprios representantes visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população idosa de Timóteo, por meio da prática regular de atividades físicas. O público beneficiário é formado por pessoas de ambos os sexos, com domicílio em Timóteo e com idade acima de 50 anos. São oferecidas práticas gratuitas de atividades físicas destinadas ao bem-estar físico, mental e social da pessoa idosa, às terças e quintas-feiras, às 8h, no salão Ministério Avivar, na avenida Jorge Dias Duarte, Bairro Santa Cecilia.

Como parte da programação especial de encerramento da temporada 2025, o projeto recebeu voluntariamente, os técnicos de enfermagem Gislaine Nogueira e Rodrigo de Souza Ribeiro, que realizaram ações complementares no campo da saúde, como anamnese, aferição da pressão arterial e teste rápido de glicosimetria (medição dos níveis de glicose (açúcar) no sangue).
Divulgação


Segundo Stefano Araújo, Professor de Educação Física e que ministra as atividades do projeto, as ações complementares realizadas têm como objetivo criar um banco de dados com indicadores de saúde dos beneficiários possibilitando um monitoramento desses indicadores, bem como parametrizar o comportamento dessas variáveis de saúde e as atividades ofertadas. É sabido, no campo acadêmico, como vem ganhando espaço na população em geral, a importância da prática regular da atividade física e sua participação no processo de envelhecimento.

Expectativa de vida
A expectativa de vida da população brasileira tem evoluído notadamente. Pesquisas mais recentes demonstram para a percepção de uma sociedade brasileira que tem vivido mais que as gerações anteriores e com uma expectativa de vida, cada vez maior. Tão importante quanto viver mais é viver bem, com melhor qualidade de vida. A prática regular de atividades física é considerada imprescindível para uma vida longeva e saudável. Preconizada por todos os profissionais do campo da saúde, as atividades físicas regulares, dentre outros benefícios podem auxiliar na redução de riscos de doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardíacas. A regularidade da prática ainda pode contribuir para melhoria da saúde mental, reduzindo o risco de depressão e ansiedade.

Divulgação

Para o Coordenador do projeto, Professor Everton Lima, a ação integra a programação de encerramento de uma temporada, quando foi possível perceber não apenas o interesse da população idosa em participar de projetos como o “Longevidade” e, o melhor entendimento da relação da atividade física, saúde e envelhecimento saudável. O Professor de Educação Física ainda destacou que na programação de encerramento haverá um encontro com caminhada, ginástica e café compartilhado, entre os participantes do “Longevidade”, dia 17 de dezembro (quarta-feira), no Oikós, gentilmente cedido pela Fundação Aperam.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário