10 de dezembro, de 2025 | 15:46

Ranking coloca UFMG entre as dez melhores universidades da América Latina

Foca Lisboa/Divulgação
Destaque na classificação da Times Higher Education (THE) resulta de esforço em aprimorar coleta de dados para refletir melhor realidade da instituiçãoDestaque na classificação da Times Higher Education (THE) resulta de esforço em aprimorar coleta de dados para refletir melhor realidade da instituição

A UFMG é a 10ª melhor universidade da América Latina, segundo o mais recente ranking divulgado pela Times Higher Education (THE). A Universidade subiu três posições em comparação ao levantamento divulgado em 2024. Na nova classificação, a UFMG aparece como a sexta melhor do país e a terceira melhor federal, informou a instituição mineira.

Em reportagem publicada em seu website, a THE explica que alterações metodológicas provocaram a mudança na colocação de algumas universidades no ranking. Antes, a pontuação das instituições era baseada apenas em comparações entre as universidades latino-americanas. Neste ano, o ranking considerou, pela primeira vez, a base de dados global do Ranking Mundial de Universidades, que cobre o período de 2020 a 2025.

Os cincos pontos considerados para a avaliação foram o ensino (ambiente de aprendizado), o ambiente de pesquisa (volume e reputação), a qualidade da pesquisa (excelência e influência), a internacionalização (de estudantes, pesquisa e servidores) e a indústria (investimentos e patentes).

O professor Dawisson Belém Lopes, diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais (EGDI), afirma que, além de ter melhorado a sua pontuação em todos os pilares da avaliação, como ensino, pesquisa e internacionalização, a UFMG também tem se dedicado a aprimorar a coleta dos dados fornecidos às agências produtoras de rankings com o auxílio de suas unidades acadêmicas e administrativas.

Esse trabalho é coordenado pelo Escritório de Dados, criado em 2023 pela reitora Sandra Goulart Almeida. “Os rankings não pautam o nosso projeto acadêmico e social, mas devem ser mais bem compreendidos para refletir melhor a nossa realidade. A forma como a Universidade passou a se relacionar com os instrumentos de classificação de desempenho mudou, e isso tem-se materializado em recentes avaliações de diferentes perfis, como o ranking de sustentabilidade da QS e o de ciência interdisciplinar da própria THE, nas quais a UFMG aparece em posições de destaque”, sustenta a reitora.

Dawisson Lopes acrescenta que figurar entre as 10 melhores da América Latina também contribui para a visibilidade da Universidade: “Uma boa posição no ranking nos oferece mais possibilidades de projetar os nossos pesquisadores e os resultados da nossa atividade acadêmica. Esse trabalho faz parte de uma estratégia para cumprirmos a nossa missão social e para desempenharmos, da melhor forma possível, a nossa vocação para servir ao país e à comunidade.”

Recuperação em curso
A reportagem publicada no website da THE explica que o bom posicionamento das universidades brasileiras no ranking latino-americano ocorreu na contramão das restrições orçamentárias impostas nos últimos anos. Na avaliação de Dawisson Belém Lopes, o predomínio das instituições brasileiras no ranking (sete das universidades do top 10 são brasileiras) mostra que o país está se recuperando dos anos de pouco investimento e dos ataques à educação e à pesquisa perpetrados pelos dois governos anteriores.

“Depois do que as instituições de ensino sofreram nesses governos com subfinanciamento, precarização das condições de trabalho e campanhas difamatórias, começamos a nos reerguer em termos de recomposição de orçamentos e da recuperação do prestígio da universidade como instituição chave para a construção do futuro do país. As universidades brasileiras, especialmente as públicas, são responsáveis por quase 90% de toda a nossa produção científica. Se o estado brasileiro não apoiar as universidades, elas não conseguirão fazer as entregas sociais na proporção que lhes é demandada. O ranking mostra que as capacidades estatais estão sendo recompostas”, conclui Belém Lopes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário