12 de dezembro, de 2025 | 08:52
Usuários denunciam problemas recorrentes em linhas operadas pela Saritur em Ipatinga
Novos ônibus comprados pelo governo municipal devem começar a chegar na cidade até março do próximo ano; enquanto isso, usuários reclamam das condições dos veículos atuais
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Usuários do transporte coletivo de Ipatinga têm relatado uma série de problemas envolvendo linhas operadas pela Saritur, concessionária que executa o serviço. Nas últimas semanas, a redação do Diário do Aço recebeu registros de atrasos, falhas mecânicas e ausência de um canal de comunicação entre usuários e empresa.
Um dos casos ocorreu na linha 080 (São Francisco/Hospital), no horário de 12h, quando o ônibus permaneceu parado em uma das ruas do bairro Bethânia, com passageiros do lado de fora. Os relatos iniciais indicam que o veículo apresentou defeito.
Além desse fato, fontes ouvidas pela reportagem informaram que os motoristas frequentemente chegam ao pátio e encontram baixa disponibilidade de veículos, pois parte da frota estaria retida na oficina. A situação, segundo eles, impacta diretamente a regularidade das viagens e gera atrasos.
Também houve queixa de um leitor que observou um ônibus demorando até cinco minutos para arrancar do ponto, obrigando motoristas a forçar o acelerador. A situação teria sido causada por um problema na embreagem.
Fabricação
Com recursos do governo federal, por meio do PAC, a administração pública de Ipatinga abriu um processo licitatório para a aquisição de novos 80 ônibus, todos climatizados. A operação envolve uma quantia de aproximadamente R$ 65 milhões (PAC) e R$ 3 milhões do município. Veículos serão repassados à empresa a título de pagamento de dívida.
No momento, os veículos encontram-se em processo de fabricação. A previsão oficial é de que a substituição da frota ocorra ainda no primeiro trimestre de 2026”, informou o governo municipal, por meio de nota.
Atrasos recorrentes
Outro caso relatado por uma usuária envolve a linha 800 que sai às 16h45 do hospital sentido bairro Taúbas. Ela afirma que o filho saiu da escola às 17h15, no Canaã, e aguardou até 19h sem que o ônibus passasse. A mãe ainda destacou que não há retorno da empresa aos contatos feitos por telefone ou mídias sociais.
Ainda na mesma linha, mas no sentido Taúbas/Hospital, um atraso de 40 minutos deixou passageiros sem ação, pois não contam com um canal de comunicação com a empresa para saber o motivo do atraso ou até mesmo se o ônibus passaria naquela sexta-feira (21/11), um dia após o feriado da Consciência Negra embora no aplicativo constasse aquele horário. Muitos desistiram de esperar e andaram mais de 15 minutos para pegar outra linha, a do 601.
Há ainda reclamações de atrasos persistentes em linhas que saem do Centro para os bairros no fim da tarde e início da noite, horário de maior fluxo de trabalhadores.
Saritur se posiciona
Procurada, a Saritur informou que mantém sistema rigoroso de manutenção” e que falhas podem ocorrer mesmo com revisões em dia. Segundo a empresa, quando há problemas mecânicos, um veículo de apoio é enviado imediatamente para substituição, procedimento chamado de socorro”. A empresa ainda afirma que o índice dessa operação no município é baixo: um a cada 27 mil quilômetros rodados.
Sobre a falta de veículos disponíveis na garagem, a concessionária informou que a situação foi solucionada e que atualmente há sobras” de ônibus liberados para operação. Haverá uma área separada na manutenção destinada exclusivamente aos veículos liberados para operação”, garantiu.
Sobre o ônibus que demorou a arrancar do ponto por problemas mecânicos, a empresa explicou que o carro apresentou defeito na embreagem, e um substituto foi enviado, embora o atendimento tenha demorado devido à distância da garagem. A concessionária classificou o caso como evento isolado”.
Quanto à linha 800, a empresa informou que instrutores acompanharão as viagens para verificar possíveis falhas. A Saritur reforçou ainda que o SAC está disponível e que todas as reclamações são apuradas.
Onde reclamar
Segundo a Saritur, o contato pode ser feito pelo telefone: 0800 039 88 46 (que também funciona como WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].
Posicionamento da prefeitura
Por meio de nota, o governo informou que todos os veículos passam por vistoria periódica, feita pela equipe da prefeitura, que monitora as condições operacionais e verifica eventuais falhas mecânicas, adotando as medidas necessárias junto à concessionária responsável.
Sempre que é identificada qualquer irregularidade, a administração municipal adota imediatamente as medidas cabíveis previstas em lei para garantir a plena execução do serviço”.
Sobre o processo de renovação da frota, o governo afirmou que o procedimento licitatório para a aquisição de 80 novos ônibus já foi concluído, com empresa vencedora definida. No momento, os veículos encontram-se em processo de fabricação. A previsão oficial é de que a substituição da frota ocorra ainda no primeiro trimestre de 2026”.
As novas instalações nos pontos de ônibus também estão previstas no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que está em desenvolvimento para organizar o transporte, as vias e a acessibilidade na cidade”, concluiu.
Falha quase provocou acidente no Ferroviários
No dia 18 de maio deste ano, uma falha mecânica por pouco não terminou em um acidente grave na avenida Pedro Linhares Gomes, trecho urbano da BR-381, no bairro Ferroviários. Um ônibus da linha 600, que faz o itinerário do Bethânia via Ideal, soltou um dos conjuntos de rodas traseiras quando se aproximava da conversão para o Ideal, nas imediações do supermercado Assaí.
Com a falha, o veículo foi parar no acostamento da rodovia. Passageiros assustados alertaram para o estado precário de alguns veículos do transporte urbano em Ipatinga. "Graças a Deus, ninguém foi atingido pela roda", relatou uma passageira.
Mais reclamações encaminhadas por usuários
As demandas recebidas pela redação do Diário do Aço abrangem casos que foram percebidos entre o fim do mês de novembro e início do mês de dezembro. Porém, ao acessar o site Reclame Aqui, é possível ver outras dezenas de questionamento, como uma pessoa que afirma que a empresa disponibiliza veículos sucateados” e sobrecarrega os motoristas sem trocadores.A queixa principal é a respeito da linha 300, que faz o itinerário Bom Jardim/Hospital (via bairro Horto). Ela relata que o coletivo não passa nos horários informados pelos aplicativos e que há tempo não atualizam informações de novos horários de itinerário. Com a ausência dessa linha, a outra linha, 300.1 Hospital (via Caixa dágua), está sendo sobrecarregada todos os dias. Eu saio do meu trabalho às 18h (Horto) e tenho que aguardar entre 40 minutos e uma hora no ponto de ônibus. Nos dias 9 e 10/12, às 7h10, já havia chegado no ponto para ir trabalhar e fiquei esperando cerca de 50 minutos, ou seja, dois dias seguidos pedindo motorista de aplicativo para vir para o trabalho”, desabafou a usuária.
Quase todos os dias a linha 700 que sai do hospital às 13h05 atrasa mais de 20 minutos. Um absurdo com o trabalhador que sai cansado e precisa ir para casa”, reclamou outra usuária.
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Tania Cavalcanti
12 de dezembro, 2025 | 09:21SAC não funciona, não existe a opção via wpp. Ônibus péssimos, sujos. Motoristas insatisfeitos não seguem o procedimento padrão imposto pela empresa referente ao horário da saída das linhas, criam suas próprias rotas. A linha 080 em questão, os motoristas simplesmente decidiram que não vão passar mais no Tiradentes, realizam o contorno e seguem para o destino final. Desse jeito quem mora no Tiradentes fica na mão. Pagamos caro numa passagem, para uma péssima qualidade e ainda não cumprirem com a devida rota.”