12 de dezembro, de 2025 | 19:31
Equipes de trabalhadores atuam para desobstruir áreas atingidas por vendaval em Ipatinga
Precipitação ocorreu conforme alerta emitido pela Defesa Civil Estadual
A chuva acompanhada de rajadas de vento que atingiu Ipatinga na tarde desta sexta-feira (12) deixou um rastro de destruição. Desde as 15h, quando o temporal arrefeceu, equipes de operários estão nas vias públicas para liberar ruas, avenidas e calçadas.
A chuva já era precisa e foi divulgado alerta nos canais oficiais de comunicação da Defesa Civil. Em cerca de 10 minutos, de acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu aproximadamente 20 mm, volume considerado alto devido ao curto período de tempo”, informou o governo municipal de Ipatinga na noite desta sexta-feira (12).
O balanço mostra que a ventania provocou quedas de árvores em vários pontos e bairros da cidade. Um levantamento realizado pela Defesa Civil, juntamente às equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Infrater, empresa terceirizada responsável pela conservação de parques e jardins do município, estima que pelo menos 30 árvores caíram, entre quedas totais e parciais, até a tarde desta sexta-feira.
As rajadas de vento intensas também foram suficientes para causar destelhamentos em imóveis e arrancar placas como se fossem papel. A administração municipal destaca que suas equipes estão nas ruas, trabalhando para que a situação seja resolvida com a maior rapidez possível.
Estragos na BR-458 (Avenida Cláudio Moura)
Devido à queda de árvores, algumas vias principais de circulação de veículos ficaram interditadas. Elas foram priorizadas nos atendimentos, com foco em liberar ao menos uma pista. Entre os pontos mais afetados estão: avenida Cláudio Moura, próximo ao Posto Auto Giro, no bairro Novo Cruzeiro; avenida Carlos Chagas, sentido ao bairro Iguaçu, no Cidade Nobre; BR-381, próximo ao Villefort Atacadista, no Veneza; avenida Macapá, também no Veneza; e avenida Getúlio Vargas, no Caravelas. Algumas árvores atingiram veículos e até imóveis. A chuva também provocou quedas de energia.Divulgação
Vendaval também provocou destruição de telhados em vários pontos; não houve registro de vítimas
Vendaval também provocou destruição de telhados em vários pontos; não houve registro de vítimasParque Ipanema castigado
O Parque Ipanema, cartão-postal iluminado para as festividades de Natal, também foi castigado pela ventania. Apesar dos estragos materiais, nenhuma pessoa ficou ferida.A administração municipal de Ipatinga informa que desde as primeiras ocorrências as equipes da Defesa Civil, Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Trânsito e da Infrater estão mobilizadas nas ruas, atuando de forma integrada para atender as demandas, remover obstáculos, minimizar danos e garantir a segurança da população. O trabalho segue em andamento até que tudo seja solucionado.
A equipe de Trânsito atua especialmente neste fim de tarde para auxiliar na fluidez do tráfego durante o horário de saída do trabalho.
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil
O Corpo de Bombeiros informou que o telefone oficial da corporação está temporariamente fora do ar devido à falta de energia no batalhão. Enquanto o serviço não é restabelecido, em caso de emergência, os atendimentos estão sendo feitos pelo número (31) 98300-1166. No mesmo local funciona a Defesa Civil Municipal, que também está sem telefone. Demandas para a Defesa Civil podem ser enviadas pelo direct do Instagram do órgão, pelo perfil @defesacivil_ipatinga.Sem iluminação especial de natal hoje
A administração municipal informou que o acendimento das luzes de Natal desta sexta-feira (12), no Parque Ipanema e na avenida Carlos Chagas, no bairro Cidade Nobre, foi suspenso devido ao vendaval que atingiu a cidade e provocou estragos.As estruturas montadas para a decoração natalina sofreram danos e precisarão passar por reparos ao longo do fim de semana para garantir a segurança e o bom funcionamento da programação”, informa nota divulgada pelo governo.
Outra atividade impactada pela chuva é o Teste de Esforço Físico para o cargo de Assistente da Educação Especial (Edital 03/2024), que estava previsto para este sábado (13/12). A estrutura montada para o exame foi danificada, impossibilitando a realização dos testes. Uma nova data será informada em breve.
Sinalização na avenida Cláudio Moura não resistiu ao temporal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]




















