13 de dezembro, de 2025 | 10:50
Parque Ipanema apresenta cenário de destruição após vendaval
Várias outras partes da cidade também apresentam efeitos do temporal da tarde de sexta-feira
Alex Ferreira
Uma árvore caiu próximo ao estacionamento do Ipatingão, o que provocou o tombamento de um poste
Uma árvore caiu próximo ao estacionamento do Ipatingão, o que provocou o tombamento de um poste Quase um ano após a última grande tragédia climática registrada em Ipatinga, o cenário voltou a ser de destruição, conforme já noticiado ontem pelo Diário do Aço.
Um vendaval acompanhado de chuva rápida, porém intensa e rajadas de vento na tarde de sexta-feira (12), provocou grandes estragos no Parque Ipanema, o principal cartão-postal da cidade. Na manhã deste sábado (13), a equipe do Diário do Aço esteve presente no local.
Conforme a Defesa Civil de Ipatinga, choveu 20 mm em 10 minutos. No entanto, o que mais provocou danos foi a força do vento, que ultrapassou os 80 quilômetros por hora, em determinados locais, derrubando árvores de grande porte, postes e estruturas em diversos pontos do parque.
Entre as áreas mais atingidas estão as proximidades do galpão central, onde são promovidos diversos eventos. Árvores antigas, algumas que estavam no local desde a criação do Parque Ipanema, foram arrancadas pela raiz. A iluminação de Natal, inaugurada no início deste mês, também foi severamente danificada.
Alex Ferreira
A força das rajadas de vento, que passou de 80 km/h, provocou danos materiais e ambientais
A força das rajadas de vento, que passou de 80 km/h, provocou danos materiais e ambientais Além desses locais, o estacionamento do Ipatingão também teve impactos. Momentos antes do temporal havia chegado um parque de diversões para ser montado.
Com a queda de uma das árvores no estacionamento, um poste da rede de alta tensão acabou tombando, o que prejudicou o fornecimento de energia no parque.
Já no espaço da Feirarte, montada desde a semana passada como parte da programação natalina, houve danos consideráveis em barracas e tendas. Uma árvore que desabou ao lado de um dos quiosques atingiu uma estrutura de brinquedo infantil.
Pergolado do cata-vento
O pergolado, onde se localiza cata-vento, ícone do parque, também não resistiu ao vendaval e foi parcialmente destruído, levando junto a decoração de Natal.
Apesar dos danos materiais e ambientais, não houve divulgação oficial de registro de feridos. Equipes da administração municipal atuavam, desde cedo ontem, em vários setores do parque para fazer a limpeza.
Enviada por leitor
Na rua Raimundo Nonato, bairro Jardim Panorama, a queda de uma árvore destruiu um Fiat Siena, que estava estacionado, destruiu a rede elétrica e uma casa foi atingida
Na rua Raimundo Nonato, bairro Jardim Panorama, a queda de uma árvore destruiu um Fiat Siena, que estava estacionado, destruiu a rede elétrica e uma casa foi atingida Outros pontos da cidade
Aida na manhã deste sábado havia reclamação de moradores de algumas localidade de Ipatinga, sem energia elétrica e com ruas obstruidas por quedas árvores.
Um dos pontos foi na rua Raimundo Nonato, bairro Jardim Panorama, onde uma árvore caiu sobre um Fiat Siena, atingiu a rede elétrica, um poste partiu-se na base e a rede elétrica foi desligada.
Apesar da força-tarefa mantida durante a noite, estragos podiam ser vistos por vários pontos de Ipatinga na manhã deste sábado.
Veja no vídeo abaixo, imagens do estrago no Parque Ipanema:
Leia também:
▪️Equipes de trabalhadores atuam para desobstruir áreas atingidas por vendaval em Ipatinga
Alex Ferreira
As barracas e tendas da Feirarte, montadas desde a semana passada como parte da programação de Natal, foram danificadas
As barracas e tendas da Feirarte, montadas desde a semana passada como parte da programação de Natal, foram danificadas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















J Afonso
13 de dezembro, 2025 | 13:47Não basta plantar árvores, é preciso cuidar delas, assim como se faz urgente cuidar mais do meio ambiente.”
Rodrigo
13 de dezembro, 2025 | 10:59E segue o negacionismo climático, infelizmente!!”