Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

15 de dezembro, de 2025 | 06:02

Concessionária entrega obras no trecho concedido da BR-135

Duplicação reduz riscos, aumenta a fluidez do tráfego e cria condições para novos investimentos no Norte de Minas

Ecovias Norte de Minas
Bocaiúva é a segunda maior cidade do Norte de Minas e passa a contar com anel rodoviário Bocaiúva é a segunda maior cidade do Norte de Minas e passa a contar com anel rodoviário

O Anel Viário de Bocaiúva no Norte de Minas, foi inaugurado neste domingo (14/12). Executada pela Ecovias Norte Minas, sob regulação da Agência de Transporte de Minas Gerais (Artemig), a intervenção marca um novo ciclo de desenvolvimento econômico, segurança viária e mobilidade regional.

A obra do Anel Viário de Bocaiúva foi viabilizada por meio de um contrato de concessão e teve seus recursos provenientes de um investimento da concessionária Ecovias Norte Minas.
O investimento total na obra foi superior a R$ 300 milhões, como parte das melhorias e duplicações realizadas na BR-135, rodovia que é administrada pela concessionária desde julho de 2018.

No trecho concedido há uma única praça de pedágio cujas tarifas são: Motocicletas: R$ 5,10
carros de passeio: R$ 10,20; veículos com reboque: R$ 15,30; Caminhões leves/ônibus (2 eixos): R$ 20,40; caminhões (3 eixos): R$ 30,60 e assim sucessivamente, de acordo com o número de eixos.
Ecovias Norte de Minas
Obra de infraestrutura facilita o escoamento da produção em um trecho crítico de rodovias no Norte de Minas Obra de infraestrutura facilita o escoamento da produção em um trecho crítico de rodovias no Norte de Minas

“Estamos aqui inaugurando mais um trecho com 15 quilômetros de duplicação e isso traz para gente a tranquilidade de saber que as pessoas vão transitar em segurança e o transporte de cargas também. Além disso, essa pista duplicada significa mais oportunidades para Bocaiúva e desenvolvimento para toda a região”, ressaltou o vice-governador Matheus Simões, em seu discurso.

Com investimento superior a R$ 300 milhões, (feito pela empresa concessionária) a entrega reúne um conjunto de intervenções, com 15 quilômetros de duplicação, dos quais, quatro quilômetros no perímetro urbano de Bocaiuva, dois viadutos, quatro áreas de retorno em nível, um quilômetro de vias marginais, oito novas paradas de ônibus, quatro melhorias de acessos e uma passarela para pedestres.

As melhorias beneficiam diretamente os cerca de 10 mil motoristas que passam diariamente pela BR-135 em direção a Montes Claros ou no sentido Contrário, em direção a Belo Horizonte ou Vale do Jequitinhonha.
A obra se conecta com o Contorno Viário de Montes Claros e interliga a rodovia com as rodovias BR-365 e BR-251. Conforme o governo de Minas, a execução também gerou aproximadamente 500 empregos diretos e 900 indiretos, movimentando a economia no município ao longo de toda a obra.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra), Pedro Bruno, a entrega simboliza um avanço de planejamento de expansão logística e produtiva do estado.
Ecovias Norte de Minas
Investimento foi feito por contrato de concessão privada; empresa administra o trecho rodoviário desde 2018 Investimento foi feito por contrato de concessão privada; empresa administra o trecho rodoviário desde 2018

“Essa obra impulsiona o desenvolvimento de Bocaiúva e de toda a região ao ampliar a segurança, reduzir o tempo de viagem e fortalecer o escoamento da produção local. Essa entrega está alinhada ao objetivo do Governo de Minas em ampliar a infraestrutura em áreas estratégicas, conectando pessoas a novas oportunidades e ajudando a transformar a realidade econômica do estado”, destacou

A intervenção também recebeu atenção da Artemig, responsável pela regulação e fiscalização do contrato de concessão. “A obra em Bocaiúva representa um avanço para a segurança viária e a mobilidade na BR-135, garantindo mais tranquilidade para quem trafega no perímetro urbano do município e fluidez no tráfego para os usuários. O acompanhamento contínuo reforça o alinhamento entre Estado e concessionária, promovendo desenvolvimento local, segurança e melhor experiência ao usuário”, afirmou o diretor-geral da agência, Breno Longobucco.

A melhoria da infraestrutura impacta o potencial de atração de novos investimentos. Com uma rodovia mais segura e eficiente, Bocaiúva se torna mais competitiva para setores como indústria, comércio, logística e agronegócio. A modernização do trecho contribui ainda para o aumento da arrecadação municipal gerado pela concessão, fortalecendo a capacidade de investimento público. (Com informações da Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Custo a Acreditar Num Trem Desse

15 de dezembro, 2025 | 06:09

“Vejam que cenário interesssante nessa notícia. O Estado não tem competência para gerir nada, principalmente rodovias. Daí, um trecho rodoviário importante e muito movimentado é entregue à iniciativa privada. Como não existe almoço grátis, a empresa concessionária passa a cobrar pedágio dos usuário da rodovia, que já pagam uma tonelada de impostos. A empresa privada faz a obra aplicando o dinheiro arrecadado. Na hora da inauguração, políticos vão lá fazer palanque. Realmente, o Brasil não é para amadores.”

Envie seu Comentário