17 de dezembro, de 2025 | 07:00

Educação financeira para o fim de ano

Pedro Henrique Pontes *


Fim de ano também é tempo de planejamento, especialmente para quem é CLT, e quer começar 2026 com mais estabilidade. Já que em 2025 o nível de endividamento aumentou e o percentual de famílias endividadas passou de 79,5% em outubro, maior patamar desde 2010, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O primeiro passo é simples: definir um valor mensal para guardar e criar o hábito do “primeiro Pix do salário”. Salário entrou? O primeiro Pix deve ser para você mesmo, para a sua reserva.

Não precisa ser uma caderneta tradicional: pode ser uma caixinha no aplicativo, uma conta com remuneração automática ou outro mecanismo que evite deixar o dinheiro parado na conta corrente, onde acaba sendo gasto sem perceber.
“O primeiro passo é simples: definir um valor mensal para guardar e criar o hábito do ‘primeiro Pix do salário’ é para mim”


Revise os gastos fixos e identificar cortes que não comprometam a qualidade de vida. Para quem terá tempo livre nas férias, vale avaliar formas de transformar essas horas ociosas em renda extra. Já quem está com alguma reserva pode aproveitar o cenário atual da economia: com a Selic em 15% ao ano - o maior patamar desde 2006 aplicações de renda fixa, como o Tesouro Direto, estão especialmente atrativas e seguras para iniciantes.

Por outro lado, se o orçamento está apertado, o especialista sugere usar o décimo terceiro para reorganizar as contas. Caso a gratificação não cubra todas as obrigações, Pontes recomenda parar de usar o cartão de crédito e buscar a renegociação de dívidas. As financeiras estão mais abertas a negociações nesta época do ano.

A mensagem final do economista é clara: organizar as finanças deixa o ano mais leve e abre caminho para investir nos próprios sonhos. Que 2026 seja o ano da sua virada financeira.

* Economista e professor do Centro Universitário Internacional Uninter.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário